Cientista que Inventou o Biodiesel Morre

Morre o Cientista que Inventou o Biodiesel – O responsável pela criação do biodiesel, Expedito José de Sá Parente, morre aos 70 anos nessa…

Por Editorial MDT em 15/09/2011

Morre o Cientista que Inventou o Biodiesel – O responsável pela criação do biodiesel, Expedito José de Sá Parente, morre aos 70 anos nessa terça feira (14/09), em Fortaleza. O cientista, tão consagrado por sua invenção, estava internado no Hospital São Carlos e veio a falecer por complicações após uma cirurgia de diverticulite (inflamação no intestino grosso). O Biodiesel é um dos produtos mais estudados da atualidade, principalmente é claro no setor de meio ambiente. O biocombustível vem sendo criado a partir de diferentes matérias-primas. É uma busca incansável de fontes renováveis. Foi Expedito quem criou o primeiro composto ainda na década de 70.

A partir de plantas oleaginosas, Expedito Parente foi responsável pela primeira patente mundial da produção de biodiesel por meio da transesterificação. Como quase tudo no país, a tecnologia pesquisa pelo cientista tardou a ser reconhecida no país. Ela foi pesquisada no fim dos anos 70 e patenteada nos anos 80. Um tempo depois, a pesquisa foi explorada internacionalmente, sendo reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo governo americano, por empresas como a Boeing e agências como a agência espacial americana (Nasa).

O inventor do biodiesel estrou para a história por começar a pesquisar essa fonte renovável, uma fonte que não se esgote, que possa ser usada novamente. Essa pesquisa vem acontecendo até hoje, mas com outros tipos de matérias primas. As sementes oleosas ainda fazem parte das experiências e pesquisas.

Expedito Parente tem uma carga curricular de peso, estando sempre focado em suas pesquisas e tecnologias. Graduou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro ( na época conhecida como na Escola Nacional de Química), em 1965, obtendo o mestrado em Ciências da Engenharia Química no ano seguinte, na mesma Universidade. Concluiu cursos de especialização em Engenharia de Óleos Vegetais e Tecnologia de Óleos Vegetais no Instituto de Óleos do Ministério da Agricultura. O cearense ultrapassou as fronteiras, estudando também em outro país. Ele fez o curso de Tecnologia de Couros, na École Française de Tannerie, em Lyon, na França.

Foi o primeiro a conseguir uma patente para um processo de produção em escala industrial de biodiesel. A patente foi garantida em 1983 como “Processo de Produção de Combustíveis a partir de Frutos ou Sementes Oleaginosas”. Foi na Universidade Federal do Ceará que desenvolveu sua pesquisa de biodiesel provindo das sementes oleosas. Agora você já sabe quem inventou o biodiesel e que infelizmente ele morreu. Pode ser consagrado como um ícone e um dos ídolos do Brasil em sustentabilidade.

Top