Ciência sem Fronteiras: Bolsas para estudar no Canadá

Serão criadas 12 mil bolsas de estudo para estudantes brasileiros no Canadá após acordo entre a presidente Dilma Rousseff e o governador-geral do Canadá,…

Serão criadas 12 mil bolsas de estudo para estudantes brasileiros no Canadá após acordo entre a presidente Dilma Rousseff e o governador-geral do Canadá, David Johnston (chefe de Estado do país). As bolsas de estudo fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras.

Canadá (Foto: divulgação)

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa federal que objetiva promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O programa quer criar 101 mil bolsas de graduação, pós-graduação e pesquisa ao longo de quatro anos. O projeto é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes – e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. As chamadas também são financiadas por empresas parceiras.

O programa planeja criar 101 mil bolsas de estudo em quatro anos (Foto: divulgação)

O programa tem acordos e parcerias com várias instituições de ensino, programas de intercâmbio e institutos de pesquisa em países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Coréia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. Os investimentos no projeto devem superar a marca de R$ 3.2 bilhões até 2015.

Estágios de negócio e ensino da língua estão inclusos no intercâmbio (Foto: divulgação)

Segundo o governador-geral do Canadá, os canadenses estão “especialmente empolgados com o poderio suave e amigável que o Brasil traz em todos os fóruns do mundo”. Ainda de acordo com ele, o Canadá irá trabalhar com empresas, instituições de ensino e pesquisa para ofertar um pacote de suporte aos alunos brasileiros. O intercâmbio deverá incluir o ensino da língua, os estágios de negócios e a prática em laboratórios. Conforme a presidente Dilma, a oferta do Canadá é uma das grandes contribuições individuais de nações ao programa. Para mais informações sobre o programa acesse o site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Top