Ciência sem Fronteiras 2016 como se inscrever

Estudar no exterior é o seu objetivo? Então, não deixe de conferir as informações sobre Ciência sem Fronteiras 2016 como se inscrever que vamos…

Estudar no exterior é o seu objetivo? Então, não deixe de conferir as informações sobre Ciência sem Fronteiras 2016 como se inscrever que vamos passar na matéria a seguir, trazendo ótimas dicas sobre o programa de bolsas de estudo do governo federal.

Ciência sem Fronteiras 2016 como se inscrever (Foto: Reprodução site Ciência sem Fronteiras)

Lançado em 2011, o Ciência sem Fronteiras é um programa que visa à consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira, por meio da mobilidade internacional e do intercâmbio.

Desde que foi lançado, o projeto já beneficiou milhares de estudantes de todas as partes do Brasil, com bolsas de estudo para o exterior, atendendo aos interessados em estudar nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Canadá e Austrália, entre outros países.

Ciência sem Fronteiras 2016 como se inscrever

Complemente seus estudos no exterior aproveitando o programa de bolsas do governo federal (Foto Ilustrativa)

Complemente seus estudos no exterior aproveitando o programa de bolsas do governo federal (Foto Ilustrativa)

As inscrições programa Ciência sem Fronteiras 2016 são abertas em diversas oportunidades ao longo do ano, conforme a disponibilidade de vagas oferecidas pelas instituições de ensino parceiras do projeto.

Como participar do Ciência sem Fronteiras 2016? O primeiro passo é ficar atento às informações divulgadas no site oficial do programa, www.cienciasemfronteiras.gov.br, para conferir a oferta de novas vagas. Também é interessante verificar, com frequência, os sites das universidades estrangeiras em que você deseja estudar.

Ao encontrar vagas para estudar no exterior de seu interesse, você deve se inscrever no próprio site do Ciência sem Fronteiras, preenchendo o formulário eletrônico com todos os dados solicitados. Posteriormente, os candidatos podem ser convocados para confirmar as informações descritas no ato da inscrição.

Pré-requisitos Ciência sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras possui parcerias com diversas universidades de todo o mundo (Foto Ilustrativa)

O Ciência sem Fronteiras possui parcerias com diversas universidades de todo o mundo (Foto Ilustrativa)

As regras e os pré-requisitos variam de acordo com cada tipo de bolsa Ciência sem Fronteiras. Por isso, é fundamental a leitura, com atenção, do edital do processo seletivo que você deseja participar, pois nele se encontram todas as informações.

De maneira geral, a participação no Enem, com nota igual ou superior a 600 pontos, e o bom desempenho acadêmico estão entre os principais pré-requisitos para participar do programa.

Tipos de bolsas Ciência sem Fronteiras disponíveis

O MIT é uma das principais universidades do planeta (Foto Ilustrativa)

O MIT é uma das principais universidades do planeta (Foto Ilustrativa)

Entre as modalidades de bolsas para estudar em outros países, disponibilizadas pelo programa, estão as bolsas para graduação no exterior, pós-graduação, cursos de tecnólogo, graduação sanduíche, doutorado sanduíche, pós-doutorado, mestrado profissional e para cursos de idioma, além de outras.

Vale lembrar que há algumas áreas prioritárias para a disponibilização de bolsas, como Engenharias, Biologia, Tecnologia Aeroespacial, Energias Renováveis, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Ciências do Mar e Produção Agrícola Sustentável, entre outras.

Outro detalhe importante é que os bolsistas podem ter ainda direito a benefícios como auxílio-instalação, auxílio para material didático, passagens aéreas e seguro saúde, dependendo da modalidade de bolsa.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top