Cidades Serranas no Brasil, Roteiros

As cidades serranas são as mais requisitadas pelos turistas nacionais e internacionais no Brasil, principalmente no período de inverno, quando o clima frio deixa…

Por Redacao em 11/07/2011

As cidades serranas são as mais requisitadas pelos turistas nacionais e internacionais no Brasil, principalmente no período de inverno, quando o clima frio deixa o ambiente mais romântico e aconchegante. Em território nacional são muitos os destinos de cidades serranas e vários roteiros diferenciados. Nós preparamos esse artigo para que você tenha uma lista das principais cidades serranas, roteiros e, demais informações diferenciadas. São muitos destinos em que cada um difere do outro através de suas peculiaridades tais como: localização, clima, cultura e aspectos arquitetônicos. Diferentemente do que muitos pensam as cidades serranas podem ser mais rurais e menos evoluídas, como grandes metrópoles. O Brasil possui um território com muitos acidentes demográficos e rodeados por serras de todos os lados, por isso é muito grande o numero de cidades serranas.

Entre as principais cidades Serranas no Brasil que possui grande fluxo de turistas, destacam-se algumas como: Campos do Jordão, Gramado, Canela, Caxias do Sul, entre muitas outras. Vamos iniciar por Campos do Jordão, que é uma belíssima cidade situada no Estado de São Paulo e na região da Serra da Mantiqueira. Nós escolhemos começar por Campos do Jordão pelo fato de este ser o mais alto município serrano brasileiro com 1628 metros de altitude e possuir o titulo de estância climática.

O mês de julho durante o inverno é o período em que a Suíça brasileira, como Campos do Jordão é conhecida, recebe mais turistas e tem maior renda no setor de resorts, hotéis e pousadas. Os milhares de turistas que vão à procura do frio acabam esquentando a principal fonte de renda municipal e fazem da pequena e pacata cidade de pouco mais de 47 mil habitantes uma colônia de visitantes. A região da Serra da Mantiqueira é um destino certo para os turistas que procuram um clima muito semelhante ao da europa e, Campos do Jordão é ainda mais interessante devido a sua arquitetura essencialmente européia.

Já para quem pretende encarar um frio muito maior e sentir com mais intensidade a mesma sensação de estar numa cidade européia o destino certo é fazer um roteiro pelas cidades da Serra Gaúcha, entre estas cidades está Gramado. Este município que possui cerca de 33 mil habitantes é muito rico em detalhes e traços da cultura dos colonizadores alemães e italianos. Sua principal economia também provém do turismo, segundo dados do IBGE este corresponde por 90% da renda. Todos os anos no período de inverno a cidade recebe 2,5 milhões de turistas.

Para uma pequena cidade de 33 mil habitantes este número é muito grande e por isso possibilita uma lucratividade muito maior em termos de renda per capita. Esta cidade gaúcha proporciona aos turistas um rigoroso inverno com temperatura abaixo de 0° e com muita geada e nevadas. A região de Gramado é muito conhecida como “Região das Hortências” e atrai os turistas pela riqueza da cultura presente na população. Os melhores índices de desenvolvimento urbano encontram-se nestas cidades, embora o fluxo de turistas tenha caído significativamente devido catástrofes naturais ocorridas nos últimos anos.

Neste mesmo roteiro de Gramado estão também às cidades que formam a Serra Gaúcha, tais como Caxias do Sul, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e muitas outras. Como todos nós sabemos, esta região é marcada pela presença do único acidente demográfico no Rio Grande do Sul, onde no meio das pampas que são regiões planas, surge esta Serra que é banhada por diversos rios, nascentes e afluentes, com  Rio das Antas.versos rios, nascentes e afluentes, com destaque para o fluxo de turistas tenha cado Jorddestaque para o Rio das Antas.

São diversos os destinos para passar uma temporada em cidades serranas e para quem prefere regiões menos distantes e estão na região sudeste do país, uma boa dica é o distrito de Monte Verde que pertence ao município de Camanducaia em Minas Gerais. Possui clima excelente para quem busca um pouco de frio e durante o inverno no mês de julho chega a alcançar temperaturas muito baixas. O município em que Monte Verde está ligado fica muito próximo de São Paulo e bem posicionado para que os mineiros possam conhecer. Para quem está no estado de São Paulo e pretende se aconchegar por lá mesmo, uma dica razoavelmente boa é o município de Serra Negra que todos os anos recebe milhares de turistas no inverno e promove festivais de música.

Estes são apenas alguns roteiros muito conhecidos e indicados de cidades serranas em todo o país, mas, existem muitos outros, basta que você escolha o melhor destino neste inverno e adquira um excelente pacote. Todas essas cidades e distritos mencionados possuem muito boa estrutura hoteleira. A maioria recebe um fundo subsidiário financeiro do governo, seja estadual ou federal, para investir na área turística, justamente pelo fato de serem grandes atrativos turísticos. Não perca a chance de passar este inverno na beira de uma lareira numa cidade serrana, afinal, elas são diferenciadas pelo clima e pela beleza da natureza circundante. No mais, boas férias e sempre fique por aqui neste espaço em que você se informa de tudo e todos, neste mundo de todas às tribos.

Top