Cidades mais Frias do País – Dicas de Viagens

O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu verão, sol, praia e muita diversão. Mas o nosso país também possui cidades onde faz muito frio,…

Por Editorial MDT em 22/06/2011

O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu verão, sol, praia e muita diversão. Mas o nosso país também possui cidades onde faz muito frio, a maioria delas está localizada na região sul, e não tem nada melhor do que viajar para estes locais e aproveitar tudo o que eles podem nos oferecer, além do típico cenário europeu. São José dos Ausentes e São Joaquim no Rio Grande do Sul, Urupema e Urubici em Santa Catarina, disputam o posto de cidade mais fria do Brasil. Urupema é o município catarinense com a altitude média mais elevada, cerca de 1.425 m e por isso possui uma temperatura média de 13°C, está situada num vale, cercada por elevações o que torna a temperatura média muito baixa, principalmente no inverno.

Urubici é conhecida pela sua natureza, pelo cultivo de maçã e erva-mate, e é conhecida como terra das Hortaliças por ser o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina, a 1.822 metros de altitude detém a marca de temperatura mais baixa já registrada no Brasil. No dia 29 de julho de 1996 os termômetros marcaram a temperatura de -17,8°C, com a sensação térmica de incríveis -46°C, a temperatura foi registrada no cume do Morro da Igreja, a menor temperatura que havia sido registrada anteriormente foi de -14°C, em Caçador no ano de 1975. Nos meses mais frios é comum a ocorrência de geadas e neve, até mesmo no verão a temperatura cai com o entardecer. A cidade ainda possui a Serra do Corvo Branco, a Gruta Nossa Senhora Mãe dos Homens, Cascata do Avencal e a Cascata Véu de Noiva.

A cidade vizinha, São Joaquim, é conhecida como a cidade mais fria do Brasil, quase todo ano os jornais apontam os registros de neve, geadas e nevoeiros no município, principalmente no inverno. Situada a 1.360m de altitude, tem o turismo como uma de suas principais atividades econômicas. Colonizada por descendentes de portugueses e espanhóis, promove anualmente a Festa Nacional da Maçã. São Joaquim é hoje o terceiro maior produtor de frutas no estado do Rio Grande do Sul, contando com mais de 600 agricultores. Na primavera possui a florada das macieiras e das cerejeiras, que enche os olhos e o ar com o perfume adocicado das flores. No verão, o clima é ameno, o que ligado as pousadas torna a cidade o local ideal para descansar; além do mel serrano, que já foi internacionalmente premiado por sua pureza.

No Paraná, neva no extremo sul do estado, normalmente na região de Palmas, Guarapuava, Inácio Martins, Pato Branco e Irati.

A capital brasileira mais fria é Curitiba que registra a média de 12,2°C em Junho, seguida de Porto Alegre com 14,3° C, neste mesmo mês e São Paulo com média de 15,8°C em Julho.

Portanto, se deseja viajar para alguma cidade fria, programe-se. Analise os locais que deseja conhecer e o que você pode fazer enquanto estiver lá. Antes de começar a arrumar as malas, pense no que precisa levar. Escolha peças básicas, mas que te aqueçam e a alguns acessórios para variar o visual. Leve uma sacola dobrável dentro da mala, pois sempre fazemos comprinhas e a bagagem aumenta na volta, e não se esqueça de levar uma pequena bolsa com remédios.

 

 

Top