Cidades com Altos Índices de Poluição

Com o crescente aumento da industrialização em todo o mundo, a atmosfera e o meio ambiente têm sofrido com um mal que atinge também…

Com o crescente aumento da industrialização em todo o mundo, a atmosfera e o meio ambiente têm sofrido com um mal que atinge também a população: a poluição. Ela é causada pelo lançamento de substâncias, matérias ou energias que alteram a atmosfera. As consequências para os seres vivos, incluindo nós, humanos, são graves. As cidades com alto índice de poluição têm uma maior incidência de pessoas com problemas respiratórios, de tumores, de infecções, de alergias, de leucemia infantil, de doenças crônicas entre outros.

E não são apenas as indústrias que expelem substâncias químicas que causam males à saúde. A fumaça que sai dos escapamentos dos carros são altamente prejudiciais ao sistema respiratório e circulatório. Além dos carros, outro fator que acarreta uma grande poluição do ar é a queima da cana-de-açúcar e da mata virgem, cuja fuligem fica impregnada na atmosfera e causa muitas doenças respiratórias. Portanto, nem sempre as cidades grandes são as mais poluídas, pois é no interior dos países que se concentram essas queimas.

A maioria das cidades mais poluídas do mundo está em crescente desenvolvimento como a Índia e a China, pois não possuem leis rígidas com relação ao lançamento enorme de substâncias químicas no ar. Portanto, as suas inúmeras fábricas e o número cada vez maior de automóveis geram muita poluição, o que causa muitas doenças em seus habitantes. As dez cidades mais poluídas no mundo e os agentes poluidores são:

1. Norilsk, na Rússia: Grandes quantidades de níquel, cobre, chumbo, cádmio, platina e paládio são lançados na atmosfera diariamente pelas indústrias.

2. Chrnobyl, na Ucrânia: Muita radioatividade liberada pelas usinas nucleares.

3. Dzerzinsk, na Rússia: A produção de armas químicas e a exploração de minas liberam inúmeras substâncias químicas.

Leia Também:  Máquina de Cortar Cabelo Barata Preços, Onde Comprar

4. Kabwe, na Zâmbia: Os habitantes dessa cidade apresentam grande quantidade de chumbo no sangue.

5. La Oroya, no Peru: Grande contaminação por chumbo, zinco e cobre.

6. Linfen, na China: O carvão das usinas termoelétricas libera muita poeira e a água é contaminada por arsênio.

7. Sukinda, na Índia: As águas são altamente contaminadas com cromo hexavalente, que é extremamente tóxico.

8. Tianying, na China: Chumbo concentrado no ar e no solo.

9. Vapi, na Índia: Contaminação de resíduos industriais.

10. Sumqayit, no Azerbaijão: Metais pesados, petróleo e produtos químicos contaminam a cidade.

Com isso, nota-se que a poluição não é só liberada pela indústria e pelos automóveis, como também pelas usinas nucleares e as termoelétricas. Porém, quanto mais o desenvolvimento chega aos países, mais poluídas tornam-se as suas cidades, principalmente com o aumento do consumo de energia elétrica.

No Brasil, felizmente, grande parte da energia elétrica é produzida por hidrelétricas. No entanto, não estamos livres da poluição causada por elas, já que elas também produzem bastante poluição. Para que uma usina hidrelétrica seja construída, é preciso alagar grandes reservas de mata. Com o passar do tempo, essa mata morta começa a liberar gases tóxicos como o gás carbônico, gerando assim, a poluição e problemas de saúde.

As três cidades mais poluídas do Brasil são o Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. A poluição nessas cidades é produzida pelas indústrias e pela grande frota de automóveis.

É impossível para um país em desenvolvimento parar o seu crescimento, porém, é possível que ele use políticas ambientais para lançar menos poluentes na atmosfera, o que pode apressar o aquecimento global. Tais políticas podem se basear em tecnologias mais limpas na fabricação de automóveis e nas chaminés industriais.

Leia Também:  Horário de verão começa nesse domingo

Top