Cidades brasileiras com planetários

Há pessoas que vivem, literalmente, no “mundo da lua”. Isso porque as suas cabeças estão mais no céu que na terra, ou seja, elas…

Há pessoas que vivem, literalmente, no “mundo da lua”. Isso porque as suas cabeças estão mais no céu que na terra, ou seja, elas vivem imaginando como seria a vida no espaço, em meio a planetas, astros, estrelas e cometas. Por isso, foram inventados os planetários, locais onde são projetadas imagens espaciais, que fazem com que os expectadores possam viajar entre as estrelas. Então, se você é um desses aficionados pelo espaço, saiba quais são as cidades brasileiras com planetários.

O estado de São Paulo possui o planetário mais famoso do Brasil: o do Parque do Ibirapuera, que foi inaugurado em 1957, sendo o primeiro da América Latina. Aos longos do ano, ele foi sendo modernizado até chegar ao ponto de fazer com que os expectadores pensem realmente estar no espaço.

Além desse planetário, São Paulo conta com mais 9 deles: o do M.D.C.C. em Campinas, o de Tatuí, o de Brotas, o de Presidente Prudente, o de Itatiba, o Cosmos em Americana, o do Carmo e o Mundo Estelar em São Paulo e o de São José do Rio Preto.

O Rio de Janeiro apresenta 6 planetários: o da Escola Naval; o do Espaço Museu do Universo; o de Santa Cruz e o da Cidade do Rio de Janeiro, na capital; o de Paracamby; e o de Três Rios.

Em terceiro lugar vem o Paraná, com 4 planetários: o Observatório Astronômico e Planetário e o Planetário e Observatório Astronômico Bagozzi, em Curitiba; o Tridimensional, em União da Vitória; e o de Londrina. O Rio Grande do Sul tem 2: o da U.F.S.M., em Santa Maria e o da U.F.R.G.S. em Porto Alegre, assim como a Bahia, que tem 2 em de Feira de Santana.

Santa Catarina conta com apenas 1 planetário: o da U.F.S.C. em Florianópolis. O Espírito Santo tem o de Vitória. Paraíba o da FUNESC, em João Pessoa. Ceará, o Rubens de Azevedo, em Fortaleza. Pará, o Sebastião Sodré da Gama, em Belém. Goiás, o da U.F.G. em Goiânia. Distrito Federal, o de Brasília. Rio Grande do Norte, o de Parnamirim, em Parnamirim e Sergipe, o da CCTECA, em Aracajú.

Ao todo, o Brasil possui 34 planetários. Portanto, não há motivo para que você não conheça o universo mais de perto. Os planetários são também uma ótima diversão para toda a família, especialmente para as crianças, que se sentem como astronautas em suas espaçonaves. Portanto, veja qual é a cidade brasileira com planetário mais próxima à sua e leve a família para um delicioso e emocionante passeio.

 

Top