Cicloturismo no Brasil, Roteiros

O cicloturismo é uma modalidade de turismo que se baseia em viagens turísticas de bicicleta. Houve um período que a maioria das pessoas que…

Por Redacao em 11/07/2011

O cicloturismo é uma modalidade de turismo que se baseia em viagens turísticas de bicicleta. Houve um período que a maioria das pessoas que utilizavam bicicletas para toda e qualquer atividade era considerada de pouca renda e este meio de transporte era para quem não possuía veículos automotores, todavia, atualmente a bicicleta é utilizada por grandes empresários que fazem circuitos turísticos com a famosa magrela. O cicloturismo tem crescido muito no Brasil e a cada ano tem ganhado muito mais adeptos que fazem percursos cada vez maiores. Pensando neste público iremos apresentar algumas dicas de roteiros nas variadas partes do país e também algumas informações a respeito de condições físicas e técnicas para a realização de qualquer roteiro turístico pedalando. Inclusive, preparamos algumas sugestões de roteiros em que é mais fácil e ágil para encontrar locais de hospedagem, alimentação e manutenção da bicicleta.

Um dos roteiros bastante indicado é pelo caminho da luz em Minas Gerais, que recebe anualmente milhares de fiéis e sensitivos que buscam encontrar uma suposta energia cósmica positiva nesta região. Mas, independente de qualquer outro motivo, o que desperta a atenção, de fato, é a beleza e encantos de uma trilha que mostra uma visão espetacular de toda a região. Esta trilha tem um percurso que de bicicleta gasta 4 dias e você paga uma irrisória taxa de R$75,00 que segundo a administração é ambiental e seguros.

Para os baianos uma excelente dica são as trilhas da chapada diamantina, que até possuem tratamento específico para os cicloturistas. Este roteiro tem início em lençóis, que por sua vez já é um paraíso natural para os ecoturistas que preferem viajar de bike. Foi pensado em tudo para atender aos cicloturistas que nesta região da chapada diamantina, nos principais roteiros que ligam Lençóis a várias cidades na região, foram instalados restaurantes, hotéis, pousadas e demais pontos de apoio. Esta região é muito linda e oferece como paisagens naturais muitas cachoeiras, lagos, serras e muito mais.

Saindo desta região para outra totalmente diferente, desta vez na região sul do país, nós descobrimos excelentes roteiros de cicloturismo. O circuito do Vale Europeu foi criado justamente para a prática do cicloturismo. Ele começa em Timbó uma cidade próxima a Blumenau e segue até passar pelo meio da Mata Atlântica e todo em estrada de terra. Este percurso é perfeito para quem procura algo bem mais natural e confiável que lhe oferece, em especial, diversos pontos de apoio, sinalização, informações e muito mais. São quase 300 km para você passear em meio a natureza circundante que prospera em toda a região. Estes roteiros contam com uma peculiariedade que outros roteiros dificilmente poderiam ter que é justamente o suporte em todo o trajeto.

É importante que você procure este tipo de roteiro, até porque poderá encontrar outros cicloturistas e envolver-se com novas culturas e tomar experiência de diversos roteiros. Existem muitas outras regiões sugeridas, como o Vale dos Vinhedos que contam com cidades importantes na produção de vinho nacional. Este roteiro passa pelas cidades que possuem as principais vinícolas do país, estas cidades são Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. O gostoso desta viagem é que você pode obter conhecimento da cultura da população local, que inclusive, segue os traços europeus, degustar um bom vinho e fica por dez dias só fazendo um cicloturismo com transculturação.

É importante que o cicloturista tome alguns cuidados fundamentais antes de encarar às estradas. Entre estes cuidados destacam-se a manutenção e qualidade da bicicleta. Você precisará saber como lidar com manutenão, cuidar pela conservação da mesma, etc. Jamais esqueça de levar os utensílios básicos tais como material de manutenção, como chaves de fenda, remendo frio, alicates, entre outras ferramentas. Será primordial carregar sempre água, agasalho, remédio e material de primeiros socorros em uma mochila, até porque você não pode prever o que ocorrerá num percurso de cicloturismo de dez dias. Uma excelente opção para quem não tem muita experiência em cicloturismo e pretende planejar um roteiro ou já está planejando, nós indicamos um site completo para informações sobre estes roteiros, dicas, e demais detalhes que é o www.bemvindocicloturista.com.br.

Neste espaço você obterá informações detalhadas e preciosas, todavia, pode consultar mais fontes na internet. De norte a sul do país existem variadas trilhas, sobretudo, ecoturísticas, para qualquer cicloturista, tanto profissional, como amador. O importante é ser ecologicamente correto e pedalar bastante. Agindo assim você ajuda a emitir menos gases poluentes, corre menos riscos e ainda relaxa muito mais através de belíssimas paisagens. Existem muitos outros destinos em sua própria região e só precisa você se informar, preparar sua bicicleta, ferramentas e acessórios e cair na estrada. Não se esqueça de verificar às suas condições físicas e ver se possui condições de esforçar-se em viagens longas, caso não tenha tanto vigor, pode optar por roteiros menores.

Top