Chuva provoca deslizamentos no Centro Histórico da capital baiana

Na madrugada de hoje (9) um deslizamento de terra ocasionou o desabamento de casas no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, região do…

(Imagem: Foto divulgação)

Na madrugada de hoje (9) um deslizamento de terra ocasionou o desabamento de casas no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, região do Centro Histórico de Salvador. Residências ao lado, localizadas à beira do barranco também correm o risco de desmoronar.

De acordo com a Defesa Civil, ninguém ficou ferido. Segundo as declarações dos moradores, pelo menos três residências desabaram, porém o órgão ainda não emitiu levantamento sobre a expansão do acidente.

Outros desabamentos também foram registrados pela Defesa Civil na Bahia. Na rua Lídio dos Santos, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, 165 residências desmoronaram. Além das quedas de imóvel, a chuva gerou cerca de 55 deslizamentos de terra durante a noite. Os bairros de Castelo Branco e Fazenda do Retiro reuném o maior número de pedidos de emergência, de acordo com a Defesa Civil.

No total, até as 8h12 de hoje, 100 chamadas de emergência foram registradas pela Defesa Civil, número igual ao que foi contabilizado durante o dia inteiro desta terça-feira (9). No início desta quarta-feira o tráfico ficou complicado na Av. Garibaldi, uma das principais vias da capital baiana, pois, a água tomou quase toda a pista.

Os motoristas foram obrigados a circular somente por uma das faixas, gerando lentidão no andamento em direção ao centro da cidade.  A terra de um barranco que fica próximo a avenida deslizou, porém não chegou a atingir nenhum veículo.

Também ficou engarrafada por conta do alagamento, a principal saída da cidade, a BR-324. De acordo com a PRF, por volta das 7h25 a fila de veículos atingia a seis quilômetros de distância.  Além do alagamento a chuva também ocasionou falta de energia elétrica em parte da Av. Paralela e cinco bairros do transbordo.

Leia Também:  Primeira edição do Brasil Celtic Festival

Top