Editorial MDT 30/11/2012 Bem Estar

A chupeta é um acessório muito presente entre os bebês. Apesar disso, ela não costuma trazer vantagens à saúde do pequeno. Alguns pais acreditam que a chupeta pode ser utilizada como forma de tranquilizante, uma atitude muito errada e que pode trazer algumas consequências. Tendo isso em vista, conheça abaixo alguns mitos e verdades sobre a chupeta.

Saiba como tirar a chupeta e a mamadeira.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a chupeta. (Foto: divulgação)

 A chupeta e sua história

Atualmente, é difícil encontrar um bebê que não faça uso de chupeta. Porém, diferente do que muitas pessoas imaginam, esse acessório não faz bem à saúde do pequeno. Há algum tempo, acreditava-se que ele era um bom tranquilizante, em especial, durante os primeiros anos de vida. Um grande erro! Apesar das indústrias terem diversos argumentos que tentam reverter os malefícios que a chupeta traz aos dentes da criança, as consequências são visíveis. Mesmo com as orientações fornecidas pelos especialistas, muitos pais ainda recorrem para seu uso, no intuito de tranquilizar os bebês e controlar as crises de choro.

 Conheça alguns mitos e verdades sobre o uso das chupetas

  •  Qualquer criança que fizer uso de chupeta terá problemas dentários quando crescer: mito – O uso de chupetas pode contribuir para o desenvolvimento de problemas dentários. No entanto, o modelo da arcada dentária da criança está diretamente relacionado ao fator genético. Ou seja, se os pais possuírem alterações na mordida e no formato dos dentes, é muito provável que os bebês também apresentem esses problemas.
  •  A criança pode desenvolver algum tipo de trauma durante o abandono da chupeta: mito – Há diversas maneiras de fazer com que o bebê abandone a chupeta. Um bom exemplo é tentar substituí-la por algum outro acessório ou então dar um novo brinquedo ao pequeno.

    A introdução precoce da chupeta pode fazer com que o bebê abandone o peito. (Foto: divulgação)

  •  Quanto mais tarde os pais oferecerem a chupeta ao bebê, menores serão as consequências: verdade – Se a chupeta for oferecida de forma precoce ao bebê, é possível que ele abandone o peito da mãe o quanto antes, o que traria graves consequências à saúde do pequeno.
  •  A chupeta pode afetar a arcada do bebê: verdade – os especialistas comprovam que os problemas odontológicos podem surgir a partir do uso das chupetas. Como consequência, a criança necessitará de uma correção futura com o auxílio de um aparelho ortodôntico.
  •  Alguns problemas respiratórios e deformidades faciais podem estar associados ao uso de chupetas: verdade – como foi mencionado anteriormente, o uso prolongado de chupetas pode contribuir com o aparecimento de problemas ortodônticos e, até mesmo, faciais.

    O uso de chupetas pode afetar a arcada dentária do bebê. (Foto: divulgação)

Apesar de muitos pais recorrerem ao uso de chupetas no intuito de acalmar os bebês, esse acessório pode contribuir para o desenvolvimento de diversos problemas ortodônticos. Após conhecer alguns mitos e verdades sobre o uso de chupeta, é essencial buscar a orientação de um especialista para evitar futuras consequências.

Conheça algumas chupetas personalizadas com o nome das criança.

Outros artigos

Curso gratuito mecânico industrial MG 2012

02/07/2012

Curso gratuito mecânico industrial MG 2012

[caption id="attachment_478214" align="aligncenter" width="438" caption="O Pronatec está oferecendo cursos gratuitos (Foto: Divulgação)"][/caption] O Serviço Nacion...

Compras de Natal em Nova York

08/09/2014

Compras de Natal em Nova York

Compras de Natal em Nova York são excelente e você pode economizar muito! Geralmente as pessoas em que migram para os EUA não tem muito tempo pra ficar conhecendo mu...