Chulé no verão: como evitar

Com o calor, a transpiração é algo que se eleva com facilidade. Transpiramos pelo corpo todo, mãos, axilas, testa e claro, também pelo pé.…

Por Editorial MDT em 06/12/2012

Com o calor, a transpiração é algo que se eleva com facilidade. Transpiramos pelo corpo todo, mãos, axilas, testa e claro, também pelo pé. Quando se entra em assuntos de odores nada agradáveis, o chulé é sempre um dos citados.

O chulé pode incomodar quem sofre do problema e as pessoas ao redor.(Foto: Divulgação)

O que é o chulé ?

Para quem não sabe o que é o chulé, trata-se do resultado da proliferação de bactérias em ambientes úmidos causados pela transpiração e também quentes, ou seja, você sua pelo calor que você sofre, umedecendo assim os seus pés, meias e tênis, daí vem a bactéria, que todos nós temos, e se alimenta disso causando um desconforto ao tirar o tênis. Segundo uma matéria publicada pela revista Saúde, é como se as bactérias se alimentassem do seu suor e depois, usassem o seu próprio pé como banheiro.

O chulé é causado pelo suor e também por bactérias.(Foto: Divulgação)

Basicamente, se o seu pé tem mau cheiro, é porque ele está repleto de “fezes” bacterianas. Além do mau cheiro que é bem característico, o chulé também tem uma tendência de causar uma camadinha gelatinosa que tem origem devido ao excesso de pele que está no local. Vale ressaltar que problemas de alergias e infecções como frieira ajudam na instalação desse micro-organismo no seu corpo, provocando e propiciando ainda mais o cheiro desagradável. Contudo, ainda é possível evitá-lo! Principalmente no verão, que é a fase onde eles mais se proliferam, veja:

Como evitar o chulé no verão

  • Lave bem os pés, de preferência com sabonete antibactericida,
  • Após sair do banho, enxugue bem os pés e também entre seus dedos,
  • Nunca use a mesma meia, mesmo que você a tenha colocado só para dar uma volta,
  • Seque sempre o lado de dentro dos calçados com papel toalha,
  • Dê preferência a meias de algodão,
  • Sempre use tênis com meia,
  • Lave seu tênis por dentro usando sabão neutro e deixe secar no sol,
  • Quando chegar do trabalho, tire as palmilhas para fora do tênis e coloque-o para tomar um ar fresco. Sempre.
  • Use desodorante para os pés.
  • Em dias quentes, prefira usar sapatos abertos.

A sálvia ajuda a evitar a transpiração excessiva dos pés.(Foto: Divulgação)

Caso você tenha tomado todas essas medidas e mesmo assim sinta um cheiro ruim quando tira os sapatos, faça então uma compressa de dez minutos com os pés mergulhados em uma mistura que contenha 10 folhas de sálvia e 01 litro de água. Isso porque a sálvia ajuda a evitar a transpiração excessiva nos pés.

Leia também:

Como acabar com o chulé: dicas

Receita caseira contra chulé: dicas

 

 

 

Top