Chocolate é Bom para a Saúde, Saiba Mais

“Chocolate faz mal à saúde”, “chocolate não tem nenhum benefício”, “chocolate é inimigo de quem quer ter uma vida saudável”. São inúmeras as colocações…

“Chocolate faz mal à saúde”, “chocolate não tem nenhum benefício”, “chocolate é inimigo de quem quer ter uma vida saudável”. São inúmeras as colocações referentes a esse alimento que gera inúmeras discussões em torno dele. Para muitos, é maravilhoso, delicioso, não dá para viver sem; para outros, é o inimigo da boa forma e especialmente do bem-estar. Por fomentar tantas dúvidas, o chocolate há muito tempo vem sendo estudado e já está comprovado que ele é bom para saúde, que possui componentes para lá de proveitosos. Saiba mais sobre os benefícios dele.

De acordo com a nutricionista Marcella Lamounier, o chocolate é bom para a saúde, pois possui diversos componentes químicos com excelentes funções para o corpo. As sementes de cacau, principal componente do chocolate, possuem flavonóides, que atuam  como poderosos antioxidantes, minimizam o risco de doenças cardiovasculares e câncer, reduzem a pressão sanguínea tendo como conseqüência um fluxo melhor de sangue, dessa forma, o maior beneficiado é o coração;  abaixa a propensão  à aglutinação de plaquetas, evitando o risco de infarto e acidente vascular cerebral) e reduz a oxidação do LDL colesterol.

Outro componente presente no chocolate e que é bom para saúde é a teobromina, muito presente no cacau. Para se ter uma idéia, de acordo com a nutricionista, em cada 100 gramas de chocolate é possível encontrar 160 miligramas de teobromina. Mas qual então os benefícios dessa substãncia? Ela tem atividade diurética e ainda é estimulante como a cafeína, por exemplo, tendo impacto no sistema nervoso central, músculos cardíacos e sistema respiratório.

Além desses, outros componentes estão presentes no chocolate, tais como minerais, como o magnésio, manganês, potássio e também vitaminas, como as do complexo B. A profissional também afirma que existe no chocolate um tipo de gordura insaturada que se chama ácido oléico, responsável por ajudar na diminuição do colesterol.

Leia Também:  Os benefícios do shampoo a seco

Mas é claro que existem diferenças entre os chocolates. São muitos e de diversos tipos e para aproveitar os benefícios do produto é preciso saber alguns detalhes. Marcella Lamounier afirma que os mais escuros, que têm mais cacau na composição e com menos concentração de açúcar, possuem maior potencial de fazer bem à saúde, se relacioná-los aqueles branco e ao leite. Por isso, é preciso ficar bem atento na hora de comprar o produto.

De qualquer jeito, mesmo que todos estejam a par dos benefícios do chocolate e já sabendo que ele é bom para saúde, a nutricionista afirma que o alimento deve ser consumido com bastante moderação e que é preciso procurar um profissional para dar as devidas orientações sobre isso. Assim, não haverá riscos, pois há pessoas que não podem comer determinados alimentos, por exemplo.

O ideal é saber também detalhes do produto antes de comprá-lo. É possível verificar na embalagem do chocolate informações sobre quantidade de açúcar, carboidrato, gordura, entre outros, assim, o consumidor pode comparar um com o outro, até mesmo entre diferentes marcas, e ver qual está com menos excessos. Não confie naqueles que não trazem o mínimo de informações que o consumidor tem o direito de saber.

Top