China: País Afirma que o Google não Pediu Autorização para Comprar Motorola

Este mês, a gigante internet Google anunciou um grande feito em sua história ao efetuar a maior aquisição de toda sua existência: Ela comprou…

Este mês, a gigante internet Google anunciou um grande feito em sua história ao efetuar a maior aquisição de toda sua existência: Ela comprou a fabricante de aparelhos telefônicos móveis Motorola por um valor acima dos R$ 12 bilhões de dólares. E mais: Ela ainda promete esquentar o mercado de telefonia e sistemas operacionais no mundo!

O investimento é visto por especialistas como uma nova forma de disponibilizar ao usuário aparelhos melhores, mas por outro lado, também pode ser visto como uma forma de tentar o monopólio no seguimento em virtude de que ela (Google) agora passará a ser uma concorrente direta de outras empresas e não mais parceira através de seu sistema Android.

Mas algo que tem chamado à atenção de muitos ao redor do mundo é o fato da insatisfação da China sobre a venda da Motorola ao Google. Isto provocou reações de muitos investidores da China bem como dos Estados Unidos. Mas por que será?

O problema consiste no fato de que na China, segundo suas leis, as empresas que possuem negócios em seu país e que apresentam receitas anuais de 10 bilhões de iuan (US$ 1,55 bilhão) mundialmente, devem ter uma aprovação do governo para realizar uma aquisição ou concluir grandes transações. Isto fez com que o governo se manifestasse afirmando que o Google nem sequer pediu autorização para fazer a fusão ou a compra junto a Motorola.

O Ministério do Comércio da China por seu porta-voz afirma não ter recebido ainda nenhum comunicado ou pedido de análise antitruste pelas empresas envolvidas. Já o Google defende-se alegando que a negociação ainda depende da aprovação regulatória dos Estados Unidos, além da União Européia e várias outras regiões.

Leia Também:  ProUni 2018, Enem 2017, Bolsas de Estudos

Caso a compra seja confirmada (o que de fato deve ser) isso só aumentará as ações da Motorola, além de que esta aquisição da Google será refletida nos usuários dos aparelhos da empresa de telefonia. Vejamos mais informações:

Um dos seguimentos que a Motorola vinha investindo era o de Ipads. Agora, todo esse poderio pode vir com mais vigor para concorrer com os aparelhos da Apple, além da certeza que surgirão mais equipamentos que rodem o sistema operacional Android. Essa questão, sem dúvida, ainda proporcionará muitas noticias, além de facilitar o acesso das pessoas para adquirir smartphones com excelentes desempenhos.

Geralmente, grandes empreendimentos e negociações levam algum tempo para repassar os efeitos aos consumidores, mas certamente fará bastante diferença no mercado visto que agora o Google será o detentor de uma grande fatia no mercado de telefonia do mundo.

Top