Chapéu: quando e como usar, dicas

O chapéu é um acessório que fez muito sucesso antigamente, nas cabeças dos homens e das mulheres. Ele não desempenhava apenas a função de…

O chapéu é um acessório que fez muito sucesso antigamente, nas cabeças dos homens e das mulheres. Ele não desempenhava apenas a função de proteger contra o sol, mas também definia o status e a elegância de cada indivíduo. Embora não continue com a mesma fama de décadas atrás, o chapéu ainda é uma boa aposta para completar o look e inovar o visual em diferentes ocasiões.

As famosas apostam pesado nos chapéus para completar o look. (Foto:Divulgação)

Após viver um período de auge no mundo da moda, o chapéu foi deixado um pouco de lado e as pessoas começaram a sentir medo de usá-lo. Só recentemente que este preconceito foi quebrado e o chapéu voltou com força total para a lista de tendências da temporada. Até mesmo as celebridades se rendem ao uso da peça, como é o caso da condessa Kate Middleton, que ama completar o look formal ou casual com chapéus.

Como usar chapéu?

O chapéu pode ser usado por mulheres de todas as idades, desde que esteja combinando com o restante do look e seja condizente com a ocasião. Cada traje pede um tipo de chapéu, mas quando esta regra não é respeitada, o visual feminino corre o risco de parecer excêntrico ou cafona.

Caso a mulher queira montar um look esportivo para um passeio durante o dia, ela pode apostar na combinação do chapéu panamá feito de palha com um short curto e sandália sem salto. Já o modelo do acessório confeccionado com material sintético se ajusta a um visual rock in roll para noite, com calça de couro e casaco.

Saiba mais: Como usar o chapéu panamá, com o que combina

Modelo de chapéu indicado para ocasiões informais. (Foto:Divulgação)

O chapéu cowboy, que antes se limitava ao ambiente masculino e do rodeio, ganhou versões modernas e passou a fazer parte do figurino das mulheres, que apreciam uma combinação mais leve e descontraída.

Leia Também:  Chapéus masculinos 2016: looks e modelos

Os modelos sofisticados de chapéu podem ser usados para compor o look de casamento ou de outras festas que exigem certa formalidade. Para ficar bonita e elegante, a mulher deve avaliar se o vestido usado para a ocasião especial combina com o chapéu. Também é essencial aprender como usar o acessório, levando em conta as regras de etiqueta para não parecer desrespeitosa ou cafona.

Modelos de chapéu

Existem modelos de chapéus capazes de agradar todos os gostos e que satisfazem diferentes ocasiões. As peças que complementam o look feminino normalmente são mais diversificadas, ou seja, apostam em várias cores, formatos, estampas e materiais.

Chapéu de festa usado por Kate Middleton. (Foto:Divulgação)

Dependendo do modelo, o chapéu pode se transformar em um indicador de status e requinte, como as versões com plumas, brilhos e flores, usados pelas mulheres da nobreza britânica. Em pleno séculoo XXI, o chapéu não é um item exclusivo da classe alta, muito pelo contrário, os seus novos modelos, mais simples e modernos, estão fazendo a cabeça das pessoas que apreciam um look alternativo.

Veja também: Chapéus para usar no inverno 2012

Top