Chapéu bowler: modelos, dicas para usar

O chapéu Bowler, conhecido no Brasil como chapéu de coco, nasceu na Inglaterra, em 1849, quando um ex-militar pediu a uma chapelaria um chapéu…

O chapéu Bowler, conhecido no Brasil como chapéu de coco, nasceu na Inglaterra, em 1849, quando um ex-militar pediu a uma chapelaria um chapéu mais baixo e duro, para que usasse em suas montarias, pois a cartola, chapéu da moda na época, sempre acaba colidindo com os galhos mais baixos em suas cavalgadas.

Chapéu bowler: modelos, dicas para usar (Foto: Divulgação)

Como o nome do ex-militar era Edward Coke, durante algum tempo o chapéu foi chamado de Coke Hat, mas depois ganhou o nome de Bowler Hat, como homenagem aos chapeleiros Thomas e William Bowler. Em pouco tempo, o chapéu de coco ficou popular e se tornou parte do traje masculino de homens importantes, como banqueiros e funcionários que trabalhavam para a coroa britânica.

Dicas de moda para quem tem pernas curtas

Look moderno com bowler. (Foto: Divulgação)

Modelos de bowler

O chapéu modelo Bowler, também chamado de Derby, é um chapéu tipicamente masculino, com a copa mais alta e totalmente redonda, com as abas curtas e curvadas para cima. O Bowler pode ser simples, feito de tecido grosso preto, cinza, vinho ou marrom, pode ser feito de material trançado, pode ter uma fita de cetim, broche ou laço, pode ter spikes, entre outros. O modelo ainda pode ser encontrado em versões mais femininas, em cores como Pink, vermelho, rosa, etc.

Como usar Bowler (Foto: Divulgação)

Como usar Bowler

  • Este modelo de chapéu pode sofrer algumas variações na altura da copa, que geralmente é média ou alta, mas ainda assim sempre arredondada. A aba sempre é curta e curvada para cima e o encaixe do chapéu bowler é raso, de modo que a aba nunca deve ficar acima da testa;
  • Por ter uma estrutura bem masculina, o Bowler é um chapéu perfeito para ser usado com roupas bem femininas, como vestidos bem leves, calças coloridas que deixam as curvas femininas mais visíveis, saias com as pernas a mostra, entre outros;

Legging colorida: modelos, como usar

  • O bowler combina tanto com roupas mais masculinas, como calças, camisas e botas, tanto quanto com peças bem femininas, como saias, camisetas decotadas e peças acinturadas, entre outros. A graça deste chapéu está justamente na brincadeira entre o masculino com o feminino, que deixa o look super moderno;
  • Este modelo de chapéu combina muito bem com estampas coloridas, como o animal print, floral, estampas fofas de bichinhos, de caveiras, entre outros.

Top