Chapada dos Veadeiros – Dica de Viagem

A Região da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, tem vários significados: um ponto de convergência cósmica para os místicos, um parque de…

Por Redacao em 12/05/2011

A Região da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, tem vários significados: um ponto de convergência cósmica para os místicos, um parque de diversões natural para os aventureis, um tema constante nas matérias do Globo Repórter e para todos nós um destino de viagem completo e muito emocionante. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é formado por diversos rios, cachoeiras, piscinas naturais, cânios, minas de quartzo e incríveis paredões. O contato direto com a natureza é ponto alto dessa viagem.

A grande diversidade de flora e fauna desperta o interesse dos curiosos e amantes da natureza. Muitas espécies raras encontram abrigo neste oásis em meio ao cerrado. Durante sua viagem fique de olho no céu, há quem diga que é possível ver discos voadores com freqüência por nesta região. Fazem parte da Chapada dos Veadeiros as cidades de Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge, sendo Alto Paraíso a cidade mais bem preparada para receber turistas.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica a uma altitude de 1700 metros e possui uma formação geográfica sem igual no mundo. São 65.515 hectares preservados, nos anos 60 uma lei federal transformou a área em um parque de preservação ambiental permanente. Há diversas espécies de orquídeas, ipês, árvores e flores. Aves como tucanos, papagaios e araras encontraram um lugar perfeito para darem shows aéreos, faça muitas fotos!

Conheça as belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros: a Cachoeira Saltos do Rio Preto, a Almécegas, a Cachoeira do Vale do Rio Macaquinho, a Cachoeira da Catarata dos Couros, a Cachoeira dos Anjos e Arcanjos, a Cachoeira Água Fria, a Cachoeira do Poço Encantado e a Cachoeira do Carioca. Reserve pelo menos uma semana inteira para aproveitar ao máximo tudo o que a região tem a oferecer.

Um dos passeios indispensáveis na Chapada dos Veadeiros é pelo Vale da Lua, uma formação rochosa muito diferente, a superfície lembra a superfície lunar. Há diversos buracos e grutas de beleza incomparável. O Mirante da Baliza oferece uma vista privilegiada de toda a Chapada, principalmente ao amanhecer e entardecer.

O Sertão Zen é uma ótima opção para os aventureiros, mas é preciso ter fôlego para encarar as 9 horas de caminhada, no total 16 km sobre os mais variados terrenos. No percurso você irá encontrar diversas fontes de água potável e vegetação preservada. É preciso o auxílio de um guia especializado.

Os Centros Exotéricos fazem sucesso na Chapada dos Veadeiros. Não deixe de conhecer e participar dos rituais. Há serviços de massagem, cromoterapia, aromoterapia, entre outros. Os místicos acreditam que a posição geográfica da Chapada e a grande concentração de cristais tornam a energia da região muito especial. Há também um Jardim Zen em Alto Paraíso, no alto do Morro do Capão.

A gastronomia da Chapada dos Veadeiros é uma herança dos escravos e garimpeiros, os frutos da região são utilizados em vários pratos: A Matula é feita com carne de porco, carne-de-sol, lingüiça, pé e pele de porco, lombinho, açafrão-da-terra e feijão branco, temperado com pimenta-verde, cebola e alho. O Arroz com Pequi, o Ensopado de Carne Seca com Banana Verde, a Abóbora com Feijão verde e os frutos in natura como a Tangerina Ponkan, a Guabiroba e a Mangaba são tradicionais nas refeições da Chapada.

As melhores épocas para conhecer a Chapada dos Veadeiros são durante o carnaval, quando acontece o Carnaforró, no mês de junho quando acontece o Festival de Cultura Tradicional e no mês de novembro durante o Festival Gastronômico, Místico e Cultural. Consulte o valor dos pacotes de viagem do site da Decolar.com http://www.decolar.com/.

Veja alguns vídeos sobre a Chapada dos Veadeiros:

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Brasil Afora – Chapada dos Veadeiros – GO

Top