Chapada Diamantina: O Que Conhecer

A Chapada Diamantina é uma região localizada na Bahia e conhecida pelas suas grandes belezas naturais. A grande quantidade de serras formam um enorme…

Por Redacao em 26/08/2011

A Chapada Diamantina é uma região localizada na Bahia e conhecida pelas suas grandes belezas naturais. A grande quantidade de serras formam um enorme altiplano que ocupa uma área de quase 40 mil metros quadrados. O maior ponto encontrado no local é o Pico do Barbado, localizado a mais de dois mil metros acima do nível do mar, o maior da região nordeste do Brasil. É também na Chapada Diamantina que fica a quinta maior caverna brasileira, a Gruta da Lapa Doce, que tem mais de 20 quilômetros de extensão. Com tantas belezas é difícil selecionar um roteiro específico, por isso vamos falar nessa matéria sobre o que conhecer na Chapada Diamantina, confira.

Outro grande destaque da Chapada Diamantina é o Parque Nacional que foi instituído durante a década de 80 e que tem o objetivo de preservar a região e estimular o turismo local, a partir de muitos atrativos naturais. Quem pretende visitar a Chapada Diamantina não pode deixar de conhecer algumas das atrações principais, como Lençóis, Vale do Capão e Piatã.

Em Lençóis, o turista tem a oportunidade de conhecer um lugarejo que foi formado há dois séculos por exploradores de diamante. Devido à sua importância para a cultura, o município foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional na década de 70 e preserva muitas características do seu passado colonial. Por ser um destino muito procurado, atualmente a cidade conta com uma infraestrutura de qualidade para atender a demanda turística.

Entre os atrativos naturais mais procurados estão a Cachoeira do Sossego, considerada uma das mais bonitas da cidade, a Gruta do Lapão, localizada a uma altitude de 40 metros, e Serrano e Salão de Areias, onde são formadas diversas piscinas naturais. Para os visitantes que não dispensam passeios de caráter histórico, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Mercado Central e a Igreja Senhor dos Passos, todos construídos no século XIX, são imperdíveis.

O Vale do Capão, por sua vez, guarda para os turistas diversas opções de trilhas conhecidas na Chapada Diamantina, como os trajeto Capão-Andaraí, Capão-Lençóis e outros. O local apresenta temperatura média anual de 19º C e possui montanhas incríveis como paisagem principal. A sociedade de Vale do Capão é conhecida por possuir diversas associações de arte, sustentabilidade, cultura e agricultura. Se a intenção é curtir uma cachoeira, a indicação é ir até à Cachoeira da Fumaça, que possui a maior queda d’água do território brasileiro.

Por fim, outra dica valiosa para quem visita a Chapada Diamantina é conhecer o município de Piatã, o mais antigo da região. As primeiras histórias da cidade são do século XVII e as temperaturas são conhecidas como as mais baixas do estado da Bahia, já que está localizada a quase 1300 metros acima do nível do mar. Entre as atrações naturais, o turista pode escolher a Cachoeira do Patrício, a maior do município, a Cachimbaí e outras seis quedas d’água. A Serra de Santana, onde está a Igreja do Senhor do Bonfim também é um destino bastante procurado.

Top