Chá para dor muscular

Chá para dor muscular

Confira receitas de chá para dor muscular. Chás trazem diversos benefícios a saúde e são muito usados no combate de dores musculares. As dores nos músculos podem ser…

Por Redacao em 05/11/2014

Confira receitas de chá para dor muscular. Chás trazem diversos benefícios a saúde e são muito usados no combate de dores musculares. As dores nos músculos podem ser resultado da acumulação de altos níveis de estresse ou da prática excessiva e desregrada de atividades físicas. Na hora de aliviar essa dor, nada melhor do que fazer uso de receitas naturais cujos ingredientes são facilmente encontrados em casa e custam muito pouco.

Confira: Benefícios do pilates com aparelhos

Chá para dor muscular - Dores musculares são bastante incômodas e podem ser aliviadas com chás caseiros (Foto: Divulgação)

Chá para dor muscular

Existem algumas ervas que são conhecidas por possuírem propriedades terapêuticas que podem auxiliar na prevenção e no alívio das dores musculares.  Confira abaixo diversas receitas de chá para dor muscular:

Existem diversos tipos de chás para combater todos os tipos de dores (Foto: Divulgação)

Chá de erva doce para dor muscular

O chá de erva doce é excelente para dor muscular pois tem ação calmante e antiespasmódica que ajudam o músculo a relaxar.

Ingredientes

  • 5 g de erva-doce
  • 5 g de canela em pau
  • 5 g de sementes de mostarda
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Colocar a água para ferver em uma panela. No momento em que começar a ferver, desligar o fogo e reservar. Juntar os outros ingredientes em outra panela e virar a água ainda quente por cima deles, deixando repousar por 5 minutos. Deixar esfriar e coar. Beber 2 xícaras de chá por dia.

Chá de carqueja para dor muscular

O chá de carqueja é ótimo para reduzir a dor muscular porque ele tem propriedades anti-inflamatórias, anti-reumáticas e tônicas que diminuem a contração do músculo e evitam o inchaço.

Ingredientes

  • 20 g de folhas de carqueja
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Depois deixar esfria, coar e beber 4 xícaras por dia.

Leia também: Dieta com substâncias naturais das celebridades

Chá de louro para dor muscular

Além de ser um bom relaxante muscular, o chá de louro também auxilia nos casos de má digestão.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de folhas de louro;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e depois jogue sobre as folhas de louro, deixando-as em infusão durante algum tempo. Caso prefira, adoce o chá com mel. Este chá deve ser tomado antes das refeições.

Leia mais: Alho ajuda emagrecer e combate sintomas da TPM

É preciso saber a causa da sua dor muscular para preveni-la (Foto: Divulgação)

Chá de Suco de alho-poró, maçã, cenoura e gengibre para dor muscular

Ingredientes:

– 1 talo de alho-poró;
– 2 maçãs;
– 1 cenoura;
– Um pedaço de aproximadamente 2 cm de gengibre.

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até obter uma mistura bem líquida. Caso a consistência não fique muito líquida, acrescente um pouco de água ou algumas pedras de gelo.

Dor muscular causas

Os chás são bastante úteis para as dores musculares mas não substituem tratamento médico (Foto: Divulgação)

Também chamada de mialgia, a dor muscular acomete qualquer parte do corpo devido à tensão nos músculos. As causas mais comuns são esforço excessivo, provocado por sobrecarga além da capacidade usual do indivíduo, seja em treinos esportivos ou não, alterações posturais ou até estresse. Dores musculares também surgem por movimentos repetitivos.

É possível aliviar dores com receitas caseiras, porém é sempre bom consultar um médico para entender a causa da sua dor muscular e tratá-la também com a correção ou prevenção dessa dor, seja parando de exercer tal atividade ou fazendo intervalos para que os músculos não fiquem tão cansados. Além de tratar a dor , é importante tratar a sua causa.

 

Top