Cervejarias em Santa Catarina

É um fato de que Santa Catarina possui uma forte colonização germânica e, com isso, é também um povo apaixonado por cerveja, mais do…

Por Redacao em 13/07/2011

É um fato de que Santa Catarina possui uma forte colonização germânica e, com isso, é também um povo apaixonado por cerveja, mais do que os brasileiros no geral, que são apaixonados, sim, mas somente pelo tipo pilsen, a famosa “loira gelada”. Não é a toa que a Oktoberfest de Blumenau é destino certo para turistas de todo o Brasil e do exterior, e sinônimo de muita festa e muito Bier.

Este cenário faz do estado um verdadeiro antro para os amantes da cerveja e, com a atenção dos cervejeiros voltadas para Santa Catarina, é comum que cada vez mais as pessoas queiram ter mais informações acerca das cervejarias do estado. Com isso, aqui vão alguns nomes de cervejarias conhecidas do mercado e que possuem origem do estado “germânico”.

Primeiramente, uma das mais famosas do grande público é a Eisenbahn (www.eisenbahn.com.br). Atualmente com 15 opções de cervejas, a empresa surgiu de uma família apaixonada por cervejas especiais que, descontente com a enxuta variedade de cervejas disponíveis em terras brasileiras, resolveram por formar uma cervejaria artesanal busca tradição e sabor no fechado e antiquado mercado nacional de cervejas. Com isso, a Eisenbahn teve origem através de anos de pesquisas com mestres cervejeiros de países como a Alemanha, Bélgica e Estados Unidos. Depois de inúmeras visitas às cervejarias destes países e a visita de um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, a empresa teve seu nascimento e ficou situada ao lado de uma antiga linha de trem em Blumenau. Este fato deu origem ao nome, Eisenbanh, que, no idioma germânico, significa estação.

Entre os produtos da Eisenbahn estão a Dunkel, Kölsch, Pale Ale, Pilsen, Pilsen Natural, Weihnachts Ale, Weizenbier, Weizenbock, Rauchbier, Strong Golden Ale, Oktoberfest, Eisenbahn 5, Lust, Lust Prestige e Bierlikor.

Outra cervejaria apreciada pelo público é a Bierland (www.bierland.com.br). Surgida da iniciativa de três sócios que, atuantes no segmento de tintas, procuravam por outro segmento até surgir a vontade de fabricar cerveja.  Através de muitas pesquisas, no ano de 2003 nasceu a Bierland, localizada em Itoupava Central, conhecido como um dos bairros que concentra considerável número de colonos alemães. Hoje, a Bierland oferece produtos de ótima qualidade, sendo apreciada por consumidores e especialistas de todo o país. O nome Bierland, significa, em uma tradução literal para a língua portuguesa, “Terra da cerveja”, em uma homenagem direta à cidade de Blumenau, que possui este apelido dado pelos seus moradores. Entre as cervejas oferecidas pela Bierland estão a Pilsen, Bock, Weizenbier, Pale Ale, Vienna, Imperial Stout e Strong Golden Ale

Dois detalhes são importantes: as cervejarias de Santa Catarina são muitas, por isso, quem procura se aprofundar no assunto e conhecer novos sabores, a pesquisa pode ser longa, mas há muitos sites e blogs especializados no assunto, como o www.brejas.com.br. O segundo item é destinado aos navegantes, ou melhores, cervejeiros de primeira viagem, os termos relacionados às cervejas são muitos e é necessário ao menos conhecer as diferenças entre os nomes e os principais itens que a diferenciam, como coloração, sabor, fermentação e tantas outras peculiaridades.

Top