Certificado Digital

Isabella Moretti 13/04/2016 Serviços

O que é Certificado Digital?

Agora que você já sabe que o é assinatura digital, fica mais fácil compreender o certificado digital. Basicamente, trata-se de um documento eletrônico com assinatura digital que contém dados como nome do utilizador (que pode ser uma pessoa, uma empresa, uma instituição, etc), entidade emissora (você saberá mais sobre isso adiante), prazo de validade e chave pública. Com o certificado digital, a parte interessada obtém a certeza de estar se relacionando com a pessoa ou com a entidade desejada.

Um exemplo de uso de certificados digitais vem dos bancos. Quando uma pessoa acessa sua conta corrente pela internet, certificados digitais são usados para garantir ao cliente que ele está realizando operações financeiras com o seu banco. Se o usuário clicar no ícone correspondente no navegador de internet, poderá obter mais detalhes do certificado. Se algum problema ocorrer com o certificado – prazo de validade vencido, por exemplo -, o navegador alertará o usuário.

Para que possa ser aceito e utilizado por pessoas, empresas e governos, os certificados digitais precisam ser emitidos por entidades apropriadas. Sendo assim, o primeiro passo é procurar uma Autoridade Certificadora (AC) ou uma Autoridade de Registro (AR) para obter um certificado digital. Uma AC tem a função de associar uma identidade a uma chave e “inserir” esses dados em um certificado digital. Para tanto, o solicitante deve fornecer documentos que comprovem sua identificação. Já uma AR tem uma função intermediária, já ela pode solicitar certificados digitais a uma AC, mas não pode emitir esse documento diretamente.

É conveniente que cada nação conte com uma Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP) ou, em inglês, Public Key Infrastructure (PKI), isto é, um conjunto de políticas, técnicas e procedimentos para que a certificação digital tenha amparo legal e forneça benefícios reais à sua população. O Brasil conta com a ICP-Brasil para essa finalidade.

O certificado digital deverá ser caracterizado por algumas mudanças, isso porque novas tecnologias estão sendo adotadas para a emissão desse documento. Esse arquivo de computador é uma utilidade pública, capaz de facilitar o trabalho de fiscalização da Receita Federal e outras entidades credenciadas.

Uma pessoa física ou jurídica pode emitir o certificado, o sistema solicita as informações de acordo com o perfil do emitente. É por meio desse documento que se torna possível as transações online e outras trocas de dados de um arquivo para o outro. A emissão do certificado será útil para a Declaração de Imposto de Renda, com um sistema moderno, ágil e desburocratizado.

A certificação digital traz uma série de benefícios para o seu usuário. Quando ela é emitida resulta na autenticação na internet com segurança, verificação fiscal, economia de tempo e redução de custos. A assinatura eletrônica do certificado digital é outro recurso importante para validar o documento.

Com o certificado digital, o armazenamento de informações se torna mais seguro e preciso, aposenta todos os processos de registro envolvendo papéis, canetas e carimbos. O documento eletrônico só é válido quando apresenta uma assinatura criptografada através de recursos conhecidos como chaves públicas.

Não é apenas o nome e a assinatura do utilizador que deve constar no certificado, a entidade emissora também deve incluir os seus dados junto com os prazos de validade que correspondem a documentação. O certificado digital não é apenas utilizado pela Receita ou Serasa, os bancos também fazem uso desse recurso para controlar as operações financeiras.

O ICP (Infra-estrutura de Chaves Públicas) é o sistema que permite a certificação digital em nosso país, ele é adepto a diferentes tecnologias de armazenamento de dados para melhorar a segurança dos serviços.

As mudanças no certificado digital já foram anunciadas, aumentando o número de autenticações e empresas que aprovam e utilizam o sistema.

Outros artigos

Cores de Maquiagem para o Inverno 2011

24/05/2011

Cores de Maquiagem para o Inverno 2011

O Inverno 2011 está chegando com força total e com isso as novas tendências da moda dessa estação. Além de roupas, acessórios e calçados, a maquiagem vem ganhand...