Cerimônias e rituais de casamento: curiosidades

A cerimônia de casamento é uma fase muito importante na vida de um casal, pois simboliza a transição de uma vida sozinha para duas…

A cerimônia de casamento é uma fase muito importante na vida de um casal, pois simboliza a transição de uma vida sozinha para duas vidas que desejam trilhar o mesmo caminho. Por ser algo tão importante, ela está cheia de mitos, lendas e lindos rituais que prometem trazer mais amor, felicidade e sorte aos noivos, e cada pequeno detalhe da cerimônia possui um significado muito importante e bonito.

Cerimônias e rituais de casamento (Foto: Diculgação)

Curiosidades sobre cerimônia e rituais de casamento

Saiba um pouco mais sobre a prática de certos rituais nas cerimônias de casamento:

Aliança

Aliança em hebraico significa compromisso, e é justamente essa a função da joia, simbolizar o compromisso, união do casal.

Buquê e Grinalda

O buquê da noiva surgiu na Grécia, como um amuleto para o mau-olhado, já a grinalda era um símbolo de status e riqueza, pois sua elegância faz com que a noiva se pareça a uma rainha e a deixa totalmente diferente de todos os convidados.

Rituais de casamento mudam de acordo com região. (Foto: Divulgação)

Noivo não pode ver a noiva antes do casamento

Essa é uma tradição milenar do casamento que é praticada por quase todos os povos, por acreditarem que traz má sorte ao casamento. A tradição ainda diz que o noivo não deve tocar em nenhum pertence da amada, exceto em peças de ouro e vidro.

Carregar noiva no colo

O ato de carregar a noiva no colo surgiu no oriente, pois eles acreditam que os gênios ruins, que atacam apenas mulheres, ficam a espera das noivas no quarto nupcial. Assim, quando o noivo leva a noiva no colo, ele está protegendo-a desses espíritos maus que estão à espreita no chão da porta;

Leia Também:  Mensagens sobre igualdade para Facebook: fotos

Lua de Mel

A lua de mel é considerada uma parte importante do casamento e atualmente é sinônimo de que os noivos vão viajar após a cerimônia. A antiga tradição germânica nasceu porque este povo acreditava que se casar na Lua Nova dava sorte, e para fechar a tradição eles ainda bebiam água com mel para adoçar a vida.

Saiba mais: Vestido de noiva estilo bailarina

Noivos emocionados em cerimônia matrimonial. (Foto: Diculgação)

Rituais de casamento no mundo

Conheça algumas tradições e curiosidades sobre o casamento ao redor do mundo:

– De acordo com os Hindus, chuva no dia do casamento é sinal de sorte;

– No Japão, os noivos devem tomar 9 goles de sake, e se tornam marido e mulher desde o primeiro gole;

– Na Índia é comum que o irmão do noivo jogue flores no casal ao final da cerimônia para os proteger do mal;

– Os noivos chineses acreditam que a cor do amor é o vermelho, por isso, durante a cerimônia eles bebem vinho com mel em dois copos que são atados com uma romântica fita vermelha;

– Ingleses acreditam que se encontrarem uma aranha no vestido de casamento terão mais sorte na união;

– No Oriente Médio as noivas tem suas mãos e pés pintados de henna para que não sofram com a inveja e mau-olhado;

– Nos casamentos da África do Sul, tanto os pais da noiva quanto os do noivo, transportam fogo para simbolizar a passagem do fogo dos seus corações para acender o fogo dos corações dos recém-casados.

 Casamento:  Tudo sobre Penteados para Noivas

Top