Cercas de segurança: como escolher, dicas

PUBLICIDADE
A cerca é usada para garantir a segurança patrimonial.

Para garantir a proteção da casa, grande parte dos brasileiros adota um sistema de cercas de segurança. Este meio ajuda evitar a entrada de invasores na propriedade, reduzindo assim as chances de arrombamento, sequestro e roubo.

Há vários tipos de cercas que podem ser instalados no exterior da casa, reforçando a segurança dos portões e dos muros. Alguns modelos causam a poluição visual da fachada, por isso é importante optar por itens mais discretos e contratar mão de obra especializada para instalar.

A escolha das cercas de segurança não pode ser feita sem antes avaliar a planta do imóvel. O profissional responsável pela análise implantará o sistema apenas nas áreas que não ofereçam riscos de acidente aos moradores. Ele também tem condições de conhecer e informar qual a frequência da manutenção das peças de acordo com o espaço onde as cercas foram instaladas.

PUBLICIDADE

O uso das cercas para aumentar a segurança da propriedade só é válido quando o muro apresenta mais de 2,2 metros de altura.

Cercas sem choque

O uso de concertinas é viável para quem não quer adotar um sistema com choque.

Para não colocar os familiares em risco, muitos apostam no sistema de cercas sem choque, ou seja, que funcionam apenas como barreiras físicas. As peças, também chamadas de concertinas, contam com uma estrutura cortante e também são usadas em indústrias, empresas, condomínios e residências para reforçar a segurança dos muros.

Cercas elétricas
As cercas elétricas garantem a segurança patrimonial, mas é necessário tomar alguns cuidados ao adotá-las no imóvel. Em primeiro lugar, elas não podem fazer parte dos locais voltados para o lazer, caso contrário, acabam ferindo os moradores ou pessoas que frequentam a casa.

Ao optar pelas cercas elétricas, procure contratar serviço profissional para fazer a instalação. Quando isto não acontece, os itens de segurança podem apresentar falhas no desempenho e colocam em perigo crianças, jovens e adultos.

A cerca elétrica deve ser instalada por um profissional especializado.

As cercas eletrificadas, quando instaladas em áreas com grande vegetação, exigem uma manutenção mais frequente. Desta forma, o proprietário do imóvel precisa avaliar se a instalação realmente compensa e se ele possui condições financeiras para fazer os ajustes futuros.

PUBLICIDADE

Ao comprar as cercas eletrificadas, certifique-se de que o equipamento obedece as às normas da ABNT.

Saiba mais: Cercas elétricas – residenciais e rurais

Novas tecnologias para cercas elétricas
Já faz algum tempo que as cercas elétricas deixaram de dar apenas choque para combater os invasores, elas estão incorporando novos recursos tecnológicos para tornar o funcionamento mais eficiente.

Hoje, é possível encontrar cercas eletrificadas que permanecem conectadas aos alarmes 24 horas por dia. Desta forma, caso o fio seja rompido, a sirene dispara e também informa a central de informações. Existem outros dispositivos que também podem ser combinados às cercas, como é o caso dos modernos sensores infravermelhos.

Veja também: Sistema de monitoramento residencial

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.