Celulite: como combater, receitas caseiras

A celulite é um problema estético que acomete principalmente as mulheres, formando um aspecto de casca de laranja na pele, especialmente nas regiões como…

A celulite é um problema estético que acomete principalmente as mulheres, formando um aspecto de casca de laranja na pele, especialmente nas regiões como glúteo, coxas e abdome. Pensando nisso selecionamos dicas de como combater as celulites com receitas caseiras.

A celulite acomete principalmente as mulheres, causando desconforto estético. (Foto: divulgação)

O que é celulite

Esse problema é caracterizado pelo surgimento de ondulações na pele, formando um aspecto de casca de laranja. Trata-se de uma degeneração do tecido de gordura com má circulação local.

As covinhas formadas pela celulite aparecem devido a saliência de gordura hipodérmica na pele. Esse problema estético acomete principalmente as mulheres, causando incomodo e baixa autoestima.

Ao contrário do que se pensa, a celulite não está relacionada a obesidade, podendo aparecer tanto em pessoas magras, com o peso ideal ou obesas. Elas aparecem devido ao acúmulo de gordura na pele, alterando a microcirculação e aumentando o tecido fibroso.

Principais causas da celulite

  • Hereditariedade;
  • Problemas circulatórios;
  • Alterações hormonais;
  • Estilo de vida (alimentação, estresse, sedentarismo e excesso de toxinas presentes no organismo).

    A alimentação saudável é uma das principais aliadas ao combate a celulite. (Foto: divulgação)

     

Veja também nutricosméticos para celulite 

Como combater a celulite

1. A prática de exercícios físicos regulares é uma excelente forma tratar a celulite. Seja musculação ou exercícios aeróbicos, ajudam nesse tratamento;

2. O uso de cremes, esfoliantes e hidratantes para a pele ajudam a combater o problema. O ideal é que eles sejam aliados a automassagem ou até drenagem linfática;

3. Tomar água durante o dia ajuda a ativar o sistema linfático, eliminando as toxinas e líquidos acumulados, reduzindo a celulite;

4. A alimentação saudável é uma das principais aliadas no combate à celulite. Evite o consumo de alimentos gordurosos e dê preferência a verduras, legumes, frutas e fibras. O ideal é consultar uma nutricionista para orientar o cardápio correto.

Receitas caseiras para tratamento da celulite

1. Creme hidratante caseiro:

  • Ingredientes: 5 ml de óleo vegetal de gérmen de trigo mais duas gotas de óleo essencial de grapefruit e duas gotas de óleo de alecrim.
  • Modo de preparo: misture os ingredientes até ficarem homogêneos.
  • Modo de usar: aplique nas áreas afetadas diariamente, fazendo movimentos suaves e circulares. Se preferir, faça uma massagem mais demorada para obter melhores resultados.

2. Máscara de argila:

  • Ingredientes: 20 gramas de argila verde, 7 gotas de óleo essencial de menta e água mineral.
  • Modo de preparo: misture todos os ingredientes de forma que adquira consistência espessa, formando uma espécie de pasta.
  • Modo de usar: aplique a máscara sobre as áreas a serem tratadas e deixe agir por 30 minutos. Em seguida enxágue com água em abundância. Ela pode ser aplicada duas vezes por semana.

    O creme hidratante caseiro ajuda a combater a celulite. (Foto: divulgação)

Leia também sobre a meia calça que combate a celulite 

A celulite pode ser causada por vários fatores e provoca muito incômodo principalmente para as mulheres, que estão sempre preocupadas com a estética. Para combater as terríveis celulites existem cuidados que vão desde hábitos saudáveis de vida, tratamentos estéticos caseiros. Portanto, é muito mais fácil cuidar da sua pele e proteger contra as celulites. 

Top