Celulares do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba terão o nono dígito

Celulares do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba terão o nono dígito

Após os números de celulares paulistanos ganharem o novo dígito, agora é a vez do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba adotarem…

Por Isabella Moretti em 27/09/2012

Após os números de celulares paulistanos ganharem o novo dígito, agora é a vez do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba adotarem a medida. De acordo com a determinação da Anatel, a partir de 2013, 39 municípios do Vale do Paraíba (DDD 12) e o Rio de Janeiro (DDD 21) ganharão o nono dígito.

Celulares do Vale do Paraíba (DDD 12) e do Rio de Janeiro (DDD 21) terão nono dígito a partir de 2013. (Foto:Divulgação)

A mudança nas linhas do Vale do Paraíba e Rio

A Agência Nacional de Telecomunicações resolveu adotar o mesmo modelo seguido pela capital paulista e Grande São Paulo, com o objetivo de dobrar a oferta de novos números na região. Com o nono dígito valendo no Rio e no Vale do Paraíba, estima-se que mais de 3 milhões de usuários serão afetados.

Ainda de acordo com João Rezende, presidente da Anatel, o processo de inclusão do novo dígito acontecerá em todo o país por uma questão de necessidade, mas isto será feito paulatinamente para os habitantes possam se adequar ao critério.

A alteração dos celulares no Vale do Paraíba acontecerá na metade do próximo ano, devido a grande proporção de usuários de telefonia móvel que existe na região. A mudança valera tanto para quem faz ligações de telefone fixo para celular como também de celular para celular.

Saiba mais: Nono dígito para DDD11 – informações

A inclusão do nono dígito segue o modelo implantado em São Paulo. (Foto:Divulgação)

A inclusão do nono dígito nos números de DDD 21 é uma decisão importante para o Rio de Janeiro, afinal, a cidade está se preparando para receber grandes eventos esportivos e também a tecnologia 4G. A mudança nas linhas telefônicas cariocas não tem a mesma urgência como aconteceu com as de São Paulo, por isso o processo no Rio poderá ser planejado melhor.

A modificação nas linhas de telefonia móvel, previstas para 2013, será obrigatória e oferecida gratuitamente pela operadora responsável pelo número. O nono dígito não afetará linhas de telefone fixo ou Nextel, tal como já acontece na capital paulista e na região metropolitana.

O nono dígito em São Paulo

Em São Paulo, o nono dígito começou a valer a partir do mês de julho, mas o processo já vinha sendo realizado desde dezembro de 2010. A mudança, que atingiu 64 cidades, permitiu que as combinações numéricas aumentassem de 44 milhões para 90 milhões, dando conta assim da demanda que existe na região.

A Anatel normalmente oferece um prazo de adaptação para usuários e operadoras. (Foto:Divulgação)

A nova regra imposta pela Anatel é válida para qualquer tipo de operação, incluindo chamadas e envio de SMS. Para entrar em contato com as pessoas que moram em São Paulo, por exemplo, os usuários que estão fora da capital terão que digitar “0 + Código da operadora + 11 + 9 + celular”. Ou seja, a mudança propõe basicamente que o número 9 venha na frente dos outros.

Veja também: Aplicativos gratuitos para atualizar nono dígito

Top