CEFALEXINA, indicações, posologia

A cefalexina é um antibiótico que pode ser encontrado nas formas de cápsula ou suspensão oral. É também conhecido como Keflex, Ceflexin, Cefaxon ou…

A cefalexina é um antibiótico que pode ser encontrado nas formas de cápsula ou suspensão oral. É também conhecido como Keflex, Ceflexin, Cefaxon ou Cefacimed. Confira as indicações e posologia da cefalexina.

A cefalexina deve ser tomada somente sob orientação médica. (Foto: divulgação)

Indicações da Cefalexina

A cefalexina é um antibiótico de suspensão oral de ação bactericida. Ela age contra as bactérias causadoras de infecções.  A ação do medicamento tem início após cerca de 60 minutos de sua ingestão. Ela pode ser usada no tratamento das seguintes infecções bacterianas:

  • Sinusiste (por estreotococos, S. pneumoniae e Staphylococcus aureus);
  • Infecções respiratórias (causadas por S. pyogenes ou S. pneumoniae);
  • Otites médias (provocadas por H. influenzae, estreptococos, S. pneumoniae e M. catarrhalis);
  • Infecções ósseas;
  • Infecções no trato genituirinário;
  • Infecções de tecidos moles e de pele;
  • Infecções dentárias e pré-operatórios.

    O uso de cefalexina pode gerar alguns efeitos colaterais. (Foto: divulgação)

Veja também os riscos do uso inadequado de antibióticos 

Posologia da Cefalexina

A cefalexina é administrada por via oral. As doses para adultos podem variar de 1 a 4g ao dia, em doses separadas. Para as infecções como faringites estreptocócicas, infecções de pele, tecidos subcutâneos e cistites para pessoas acima de 15 anos, uma dose de 500 mg ou 1g pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento das cistites deve ser feito de 7 a 14 dias.

Para as infecções do sistema respiratório geradas por S. pneumoniae e S. pvogenes uma dose de 500mg deve ser usada a cada 6 horas. Já as infecções mais graves ou causadas por microorganismos menos sensíveis podem ser necessárias doses maiores. As doses superiores a 4 gramas, considera-se a substituição do uso por cefalosporina injetável.

Continuar Lendo  Melhores praias para namorar

Efeitos colaterais e contraindicações da Cefalexina

Dentre os efeitos colaterais que podem surgir com o uso de cefalexina estão as urticárias, erupções cutâneas, prurido, febre, dores nas articulações, edema, eritema, mialgia, diarreia, dores abdominais, náuseas, vomito, prurido anal e genital. Além disso, o indivíduo pode apresentar tontura, fadiga, cefaleia, agitação, vaginites e outras.

O uso da cefalexina não é indicado para o tratamento de meningite, mesmo quando causada por microorganismos sensíveis. Os indivíduos portadores de hipersensibilidade aos antibióticos cefalosporínicos e relacionados também não devem fazer uso do mesmo.

A cefalexina é um antibiótico para tratamento bacteriano. (Foto: divulgação)

Veja também infecção urinária, como é causada 

A cefalexina é um antibiótico muito eficaz no tratamento de infecções de origem bacteriana. Ela é indicada no tratamento de doenças como sinusites, cistites, doenças respiratórias, otites, infecções de pele e outras. O mais indicado é procurar o médico para indicar a posologia correta e avaliar os sinais e sintomas.

Top