Cederj Cursos Oferecidos 2011

Cursar uma faculdade ainda é o sonho de muitas pessoas e hoje em dia é algo bem acessível a muito mais gente do que antigamente. Mas por que? A resposta é simples: devido o avanço da tecnologia, há graduações que podem ser feitas de maneira semipresencial, sem a necessidade de estar todos os dias em sala de aula. Um grande exemplo dessa realidade é o consórcio do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), que reúne seis instituições de renome e oferece dez cursos de nível superior de forma gratuita.


As seis instituições do Cederj que oferecem cursos são a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). São instituições de tradição e que possuem grande incentivo à pesquisa.

cursos para todos os gostos, mas a ênfase do Cederj é a área do magistério. São oferecidas as graduações em Administração, Administração Pública, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo e Tecnologia em Sistemas de Computação.

Os alunos possuem aulas a distância, em que podem estudar no horário e dia que puderem, contudo, devem seguir sempre um cronograma determinado pelo Cederj. Além disso, os participantes recebem apoio nos polos regionais, onde há tutores que auxiliam no processo de aprendizado. Nesses locais, também há aulas práticas de laboratório. Como se trata de uma estrutura adequada àqueles que não podem estar presentes fisicamente todos os dias, é possível também tirar dúvidas por telefone, fax e internet.

Os polos estão presentes nas cidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana , Cantagalo, Duque de Caxias , Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi ,Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Campo Grande (RJ), Maracanã(RJ), Santa Maria Madalena ,São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Todas as graduações oferecidas pelo Cederj são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e os formados recebem o diploma de ensino superior com o mesmo peso daqueles que frequentaram presencialmente os bancos escolares.

Para poder cursar uma das graduações na modalidade oferecida pelo Cederj é necessário passar no vestibular, que ocorre duas vezes por ano, já que há turmas que começam em março e outras em agosto. Para cursos do segundo semestre de 2011, as inscrições já foram encerradas, mas os interessados devem ficam atentos pois elas são sempre abertas por volta do mês de outubro e abril, no site do consórcio (vestibular.cederj.edu.br). Além de ter de passar na prova, é preciso ter concluído o nível médio na data da matrícula.


Além do vestibular, uma outra forma para ingressar em um dos cursos oferecidos pelo Cederj, é com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tal, é preciso que no ato da inscrição o candidato indique essa condição.

A prova do vestibular é composta por 40 questões objetivas, cinco discursivas de disciplinas do ensino médio e ainda uma redação.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0