Causas e tratamentos para peles manchadas

Saiba mais sobre as Causas e tratamentos para peles manchadas. Existem diversos fatores que podem manchar sua pele, porém em contrapartida existem diversas formas…

Por Redacao em 05/10/2014

Saiba mais sobre as Causas e tratamentos para peles manchadas. Existem diversos fatores que podem manchar sua pele, porém em contrapartida existem diversas formas de tratamento e até dicas de maquiagem para esconder as manchas perfeitamente. Muitos hábitos que temos no dia a dia facilitam o aparecimento de manchas como a exposição excessiva ou em horários errados no sol ou até mesmo frutas cítricas. Mulheres na gestação ou em lactação estão mais predispostas a ter manchas na pele. Confira todas as informações necessárias sobre manchas na pele.

Causas e tratamentos para peles manchadas - Manchas na pele são um problema para muitas pessoas (Foto: Divulgação)

Confira: Os principais tratamentos para combater olheira

Causas e tratamentos para peles manchadas

Há vários tipos de manchas na pele, que podem ser amareladas, marrons, brancas, avermelhadas, com ou sem relevo. Há também diferentes causas e tratamentos para peles manchadas, confira:

Efélides: conhecidas também como sardas, são pequenas máculas (pontos sem relevo) pigmentadas na pele, que surgem principalmente nas pessoas de pele clara, de cabelos vermelhos ou loiros, geralmente na infância (por volta dos 5 anos de idade). Aparecem principalmente na face, mas também podem surgir nos braços e nas costas.

Lentigos: também conhecidos como manchas senis, são alterações da cor da pele acastanhadas. Geralmente ocorrem no dorso das mãos, pescoço e face de pessoas de mais de 40 anos de idade.

Melasma: são manchas escuras na pele, que aparecem mais comumente na face, mas também podem surgir nos braços e no colo. Não há umacausa definida, mas geralmente o surgimento delas está relacionado principalmente à exposição solar, ao uso de anticoncepcionais e à gravidez. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e o histórico familiar também influenciam no surgimento do melasma.

O sol é um grande causador de manchas na pele por isso é importante o uso do protetor solar (Foto: Divulgação)

Pigmentação pós-inflamatória: tipo de mancha que aparece em áreas que sofreram queimaduras, lesões da acne, dermatites alérgicas ou crônicas, dermatite de contato, traumas, machucados, picada de insetos etc. A explicação mais aceita é que esse tipo de mancha seja a simples reação do melanócito à lesão.

As frutas cítricas também mancham. Quando em contato com a pele exposta ao sol, elas causam manchas, irritação, vermelhidão e coceira. A reação, que demora em média 30 minutos para acontecer, é causada pelo bergapteno, termo usado pelos médicos ao composto presente em frutas cítricas como o limão e a laranja, que em contato direto com o sol podem fazer um belo estrago.

Faça Candy Color para verão 2014

Apesar de todas as mulheres estarem sujeitas às manchas de sol, alguns fatores aumentam as chances de incidência, por isso, esse grupo de risco deve redobrar a atenção ao se expor ao sol. Os melasmas são mais frequentes em mulheres que usam contraceptivos hormonais, durante a gestação ou lactação ou ainda em indivíduos com alterações na glândula tireoide

Alguns tratamentos podem ser feito em casa ou em clínicas estéticas. Confira abaixo os tratamentos para peles manchadas:

  • Luz Intensa Pulsada: É um tipo de tratamento a laser, indicado no caso de manchas senis, melasmas, sardas, e manchas de gravidez.
  • Laser Fraxel: Também é um tratamento feito em clínicas especializadas, indicado para leucodermia solar.
  • Cremes: A dermatite de contato e a fitofotodermatite podem ser tratadas com cremes ou gel indicados por um médico e utilizado em casa. Para as manchas de gravidez, o tratamento deve ser iniciado após o período de amamentação.

Dicas de maquiagem para disfarçar manchas da pele

Saber maquiar bem suas manchas pode ser uma boa alternativa até você fazer o tratamento (Foto: Divulgação)

Leia também: Truques caseiros para cuidar da sua beleza

Corretivos são os melhores aliados na hora de disfarçar as manchas. Agora que você já sabe as causas e tratamentos para peles manchadas, confira também dicas de maquiagem para disfarçar manchas na pele:

  •  Corretivos coloridos são a melhor forma de disfarçar manchas.
  • O corretivo amarelo é indicado para cobrir tons de azul, como algumas olheiras.
  • O corretivo verde cobre imperfeições avermelhadas, como pequenos vasos e cicatrizes de acne.
  • Corretivos em tom roxo ou amarelo são perfeitos para manchas marrons, que costumam ser de sol
  •  Após o uso do corretivo e da base, o toque final para esconder manchas fica por conta do pó compacto, do mesmo tom da pele, que irá uniformizar bem o rosto.

Top