Causas do estresse infantil: quais são

O estresse da vida moderna pode acometer também as crianças. Segundo pesquisas recentes, as críticas e desaprovações dos pais são as causas de 63%…

O estresse da vida moderna pode acometer também as crianças. Segundo pesquisas recentes, as críticas e desaprovações dos pais são as causas de 63% do estresse nos pequenos. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são as causas do estresse infantil.

O estresse infantil deve ser tratado. (Foto: divulgação)

Estresse da criança pode provocar sintomas físicos

De acordo com uma pesquisa feita pelo Isma, o estresse infantil pode resultar em problemas físicos sem causas aparentes, como náuseas, diarreias, dores de cabeça e de estômago, além dos distúrbios do sono. Esses sintomas podem ser usados pela criança para não ir à escolha ou outro ambiente que possa sofrer bullying, motivo de estresse para 41% das crianças entrevistadas.

A psicológa Marilda Emmanuel Lipp explica no Livro “Crianças estressadas: Causas, sintomas e soluções” que, a estrutura familiar moderna leva a uma diminuição de interação entre os pais e filhos, empurrando os pais para um sistema de auto cobrança e ao mesmo tempo de cobrança excessiva para as crianças. Seria uma forma dos pais compensarem o tempo gasto fora de casa.

Marilda mostra também os efeitos do estresse em longo prazo. Ela diz que quando o estresse é prolongado, as glândulas supra-renais produzem corticosteroides em maior quantidade. Esse aumento da produção afeta de forma direta o sistema imunológico, diminuindo a resistência da criança e tornando-a mais susceptível ao desenvolvimento de infecções e outras doenças. Em virtude disso, doenças como úlceras, asma, gastrite, alergias, bronquite e obesidade podem surgir.

As brigas dos pais podem provocar estresse na criança. (Foto: divulgação)

Principais causas de estresse em crianças

1. Falta de ritmo: quando a criança possui uma rotina bagunçada e nunca tem hora certa para dormir, acaba ficando insegura, o que pode gerar o estresse;

Leia Também:  Receita caseira para hidratar cotovelos e joelhos

2. Violência física: além de não educar a criança, bater só provoca medo e raiva nos pequenos. Esses sentimentos levam ao estresse;

3. Desaprovação constante: criticar o filho o tempo todo e esquecer-se de elogia-lo só aumenta a pressão sobre ele;

4. Superproteção: poupar as dificuldades impede que a criança aprenda a lidar com os problemas, o que leva ao estresse;

5. Traumas: passar por situações desgastantes demais, como ver os pais em brigas ou perder alguém querido, provoca estresse. É preciso buscar ajuda de um terapeuta para amenizar os efeitos dessas situações.

 Sinais de estresse na criança

  • Isolamento;
  • Impaciência;
  • Choro gratuito;
  • Explosões frequentes;
  • Agressividade;
  • Pessimismo;
  • Lapsos de memória;
  • Sono agitado ou insônia;
  • Dor de cabeça ou dores de barriga;
  • Dificuldade de concentração;
  • Apetite descontrolado.

    O estresse infantil pode levar à obesidade. (Foto: divulgação)

O estresse infantil  pode prejudicar o desempenho da criança, tanto escolar quanto no seu relacionamento social. É preciso ficar atento para os sinais de que a criança está sofrendo estresse para tratar o problema e evitar consequências mais graves.

Top