Cataratas Geladas Onde Ficam

As Cataratas do Niágara, também conhecidas como Cataratas Geladas, ficam na divisão entre o Canadá e os Estados Unidos, na região dos Grandes Lagos.…

Por Editorial MDT em 08/05/2011

As Cataratas do Niágara, também conhecidas como Cataratas Geladas, ficam na divisão entre o Canadá e os Estados Unidos, na região dos Grandes Lagos. As Cataratas estão localizadas entre os lagos Erie e Ontário, exatamente na fronteira entre o estado norte-americano de Nova Iorque e a província canadense de Ontário. As cidades que fazem fronteira entre si têm o mesmo nome: Niagara Falls.

São inúmeras quedas d’água divididas em 3 grupos distintos. As Cataratas Canadenses ou Cataratas Horseshoe (ferradura) são as maiores, recebendo 90% do volume da água do Rio Niágara, chegando a 53 metros de altura. As Cataratas Americanas são menores, recebendo apenas 10% do volume aquático do Rio Niágara. Sua altura máxima é de 34 metros. As últimas cataratas a comporem as Cataratas do Niágara são as Bridal Veil (véu de casamento), que recebem apenas 1% de água e atingem uma altura de 55 metros.

As Cataratas Geladas são as quedas d’água mais volumosas da América do Norte, com 168 mil m³ de água por minuto jorrando de suas quedas. Elas são muito importantes para o Canadá e para os Estados Unidos porque são grandes fontes geradoras de energia hidrelétrica e por atrair muitos turistas. As quatro usinas hidrelétricas que usam as quedas do Niágara produzem cerca de 4,4 gigawatts de energia elétrica. Duas delas se encontram no lado americano e 2, no canadense.

Para ligar os dois países por cima do Rio Niágara, foram construídas três pontes: a Ponte Whirpoll e a Ponte Rainbow ao norte das quedas e a Ponte Lewinston-Queenston, também ao norte, sendo a mais jovem entre elas. Da Ponte Rainbow é possível ter a melhor visualização das quedas.

As cataratas chegam a receber até 30 milhões de turistas ao ano, sendo a maioria de canadenses e de norte-americanos. Por isso, a indústria do turismo cresce constantemente. Tanto a Niagara Falls americana quanto a Niagara Falls canadense tiram boa parte do seu sustento do turismo, portanto, há algumas atrações turísticas para se admirar a beleza das enormes quedas.

Entre elas está a Skylon Tower, com 230 metros de altura, de onde é possível ver uma paisagem incrível das Cataratas. Navios como o Maid of the Mist levam os turistas até bem perto dos redemoinhos. Fora isso, há os fortes, os parques e as lojas que vendem lembranças do local. A melhor época para se conhecer as Cataratas Geladas é no verão, que chega aos seus 25ºC.

Alguns aventureiros já ousaram saltar nas quedas do Niágara dentro de barris. Muitas pessoas o fizeram, mas algumas, sem sucesso. O esporte é proibido pela polícia local e o infrator pode ser preso ou pagar altas multas.

As Cataratas do Niágara estão tão presentes no cotidiano dos americanos e dos canadenses que já foram cenários de filmes como Niagara Falls, estrelado por Marlyn Monroe e Superman II, com Christopher Reeve. Há ainda um episódio famoso do desenho animado Pica Pau em que pessoas dentro de barris se jogam nas quedas do Niágara.

Para quem gosta de aventuras, de admirar lindas paisagens e de passar um pouco de frio, as Cataratas Geladas são o lugar ideal, principalmente para se conhecer com a pessoa amada ou com um grupo de amigos. Durante o verão, as cataratas recebem luzes coloridas que as deixam encantadoras. Portanto, muita diversão e romantismo também são garantidos nas noites norte-americanas.

 

Top