Catarata em cães: como prevenir

PUBLICIDADE

A catarata canina é uma doença ocular muito comum e podem acometer vários tipos de cães, principalmente aqueles que apresentam tendência hereditária à doença. Saiba mais sobre a catarata em cães e como prevenir.

É preciso ter cuidados redobrados com a visão dos cães. (Foto: divulgação)

Catarata em cães

A catarata consiste na perda da transparência da lente, que dificulta ou impede a passagem de luz até a retina, prejudicando a visão do animal de maneira gradativa, podendo leva-lo a cegueira. Trata-se de uma doença sem cura, porém existem técnicas cirúrgicas que podem melhorar a visão do animal.

Dependendo do grau de desenvolvimento da doença pelo cão, é necessário que ele conviva com o problema ou passe por uma cirurgia.  Em outros, pode estar relacionado ao cristalino e causar visão embaçada, chamada de catarata imatura. Em outros casos, a doença envolve o cristalino, levando o pet à perda da visão.

PUBLICIDADE

Causas da catarata em cães

A hereditariedade é um dos principais fatores que causam catarata em cães, sendo que as raças como Americano, Poodle, Cocker, Golden e Labrador Retriever são as que apresentam maior predisposição. A diabetes também é uma das causas mais frequentes da doença.

Na maior parte dos casos, as cataratas em cães são hereditárias. Porém, também podem ser provocadas por doenças como inflamações nos olhos, diabetes, traumatismos, intoxicações e outras.

A catarata em cães pode comprometer a visão dos mesmos. (Foto: divulgação)

Tratamento e prevenção da catarata em cães

A catarata canina é uma doença sem cura que instala a opacidade, fazendo com que a lente não possa se tornar transparente novamente, sendo a única solução a cirurgia. Trata-se de um procedimento que remove a lente que pode ou não ser substituída por outra. Mesmo com uma cirurgia de qualidade, a visão completa dos cães não é devolvida, sendo a recuperação significativa.

Nos casos em que a lente não pode ser substituída, a melhora da visão é perceptível, mesmo que ele tenha dificuldades em focar nos objetos. A maior parte dos casos de catarata canina é hereditária. Por isso, surgem muitas dúvidas sobre como evitar a reprodução de cães com histórico familiar como forma de evitar que a doença se prolifere. Entretanto, a catarata pode atingir outras raças, por mais que elas não possuam uma tendência hereditária.

Além disso, é importante tratar as doenças além da catarata canina que não escolhem raça e idade. Consulte o médico veterinário sobre a possibilidade de o cão ter tendência a alguma doença e como prevenir e tratar.

A catarata é uma doença hereditária. (Foto: divulgação)

A catarata é um problema que acometem humanos e até cães. Quando não tratada corretamente, ela pode comprometer a visão do cãozinho. É preciso saber como tratar a catarata em cães e também como preveni-la para que seja preservada a visão do cão.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.