Castanhas e Nozes Atuam na Prevenção de Doenças

Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis, castanhas e nozes ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Nutricionistas indicam a inserção desses alimentos na dieta…

Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis, castanhas e nozes ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Nutricionistas indicam a inserção desses alimentos na dieta diária para a prevenção de determinadas doenças. São alimentos simples e que podem ser encontrados com os mais diferentes preços.

As castanhas são ricas em gordura saudável, aquela que faz bem ao organismo, além de possuir uma grande concentração de proteína. Por esse e outros motivos, elas ajudam na prevenção de doenças cardíacas, na circulação do sangue e aumentam a defesa do organismo. Já as nozes aumentam a dilatação das veias, diminuindo a chance de entupimento das mesmas. Além da vasodilatação, as nozes atuam no combate ao colesterol ruim. Para quem tem propensão a ter problemas cardíacos, esses são dois alimentos super indicados.

Existem alguns tipos diferenciados de castanhas. O pistache, por exemplo, tem efeito antioxidante, também sendo um auxiliar para ir contra o colesterol. As avelãs têm a mesma ação, tendo bastante fósforo, cálcio e potássio, que são elementos responsáveis pelas trocas celulares. As castanhas atuam na prevenção de doenças e, como você pode perceber, a maioria atua na parte cardíaca do organismo. A castanha-do-pará, muito famosa em determinadas regiões do país e em alguns pratos tradicionais, previne a arritmia cardíaca.

As nozes para a saúde só trazem pontos positivos, ativando a circulação sanguínea. Já as castanhas de caju diminuem a pressão sanguínea e melhora toda a função da circulação. São sementes altamente oleosas e por isso altamente calóricas. É preciso dosar a quantidade de consumo diário para não engordar. Segundo os nutricionistas, dois gramas por dia são suficientes para manter o coração funcionando bem. A dica é que seja ingerido ainda pela manhã, onde o organismo está em descanso e pronto para absorver qualquer coisa com força total.

Leia Também:  Maquiagem para Olhos Castanhos Esverdeados

 

São inúmeros os benefícios das castanhas para a saúde, mas tome cuidado com os exageros. O ideal é separar a quantidade certa para cada dia. Deixar tudo pronto para não passar dos limites, mesmo por que é irresistível comer várias, pois são sementes com sabores que conquistam os mais diferentes paladares. Você pode fazer substituições, ou colocar junto à sua alimentação comum, como no arroz, na carne, na salada ou junto aos legumes. Uma coisa interessante também que você pode fazer é misturá-la ao feijão ou outras leguminosas como grão-de-bico, lentilha e soja. Essa mistura deixa sua alimentação mais enriquecida.

As castanhas ainda podem ser misturadas ao leite, em vitaminas, sucos e demais líquidos. Pode estar misturada à grãos, cereais ou mesmo com frutas. É você quem escolhe a melhor forma de consumir o alimento no seu dia-a-dia.

 

 

 

 

 

 

Top