Casos de Crianças Siamesas – Entenda como ocorre

Nos últimos anos, aqui no Brasil, tem aumentado o número de nascimentos de crianças siamesas. Esses casos que por sinal chamam a atenção de…

Nos últimos anos, aqui no Brasil, tem aumentado o número de nascimentos de crianças siamesas. Esses casos que por sinal chamam a atenção de todo o mundo quando acontecem. Acreditamos que agora você deve estar curioso para saber como isto procede não é mesmo? Saiba que casos de crianças siamesas ocorrem quando a criança ainda está no útero da mãe onde ela se origina de um único óvulo fertilizado, compartilhando assim, a mesma placenta.

Um exemplo que se aplica ao fato acima citado é o de gêmeos univitelinos os quais nascem ligados no mesmo tronco do corpo ou pela cabeça. Quando nascidos (ligados ao mesmo corpo) geralmente eles possuem alguns órgãos compartilhados para ambos como o coração, fígado, etc.

Recentemente, em Pernambuco (Cidade de Recife) duas crianças nasceram ligadas ao mesmo tronco sendo que ambas possuíam apenas um coração. Este fato foi divulgado em rede nacional. Os médicos disseram que seria quase impossível separar os irmãos. No entanto, meses depois as crianças foram separadas devido a uma cirurgia que levou horas para ser concluída.

Casos de ligamentos entre crianças ocorrem quando o embrião se divide apenas após o décimo terceiro dia da gestação visto que o normal é que aconteça depois do terceiro dia. Mas, o que ocorre quando o embrião se divide apenas após o décimo terceiro dia da gestação? Os fetos ficam grudados por diversas partes do corpo.

O caso apresentado é comumente chamado de xipófagos onde crianças nascem ligadas pelo corpo. Embora grande parte dos médicos acredite na versão acima mencionada, a verdade é que ainda não foram detectadas as causas (concretas) dessa anomalia. A probabilidade de nascimento de irmãos siameses é de uma entre quarenta mil ou duzentas mil gestações. Por isso, é considerado um fenômeno raro. As chances de sobrevivência também não são altas dadas às complexidades do problema.

Nos casos em que a coligação ocorre em partes vitais do corpo como no cérebro, coração ou pulmão é preciso fazer a separação através de um procedimento cirúrgico. O resultado apresentado é que nesta luta pela vida, muitos deles não resistem levando-os a óbitos. Mesmo assim, no Brasil há vários casos bem sucedidos de separação onde as sequelas são mínimas e não afetam o desenvolvimento das crianças.

Nas décadas passadas, os casos de gêmeos siameses eram vistos como uma deformação humana e até motivo de piadas e exibicionismo. Hoje em dia o problema é tratado com bastante seriedade pelos profissionais de saúde: Quando uma mãe dá a luz a irmãos siameses as equipes médicas proporcionam um cuidado todo especial aos bebês de forma que eles podem ser separadas ou terem uma vida normal dentro de suas limitações.





Este artigo possui 1 comentário

  1. alice
    Publicado em 02/07/2012 às 10:24 AM [+]

    nossa eu acho muito triste quando isso acontese e a mae tem que escolhe so uma crianca


Top