Casamento, flores mais usadas na decoração

O dia do casamento causa muita tensão em todos. São incontáveis detalhes, que devem ser observados e decididos com muita antecedência, para que nada…

Por Editorial MDT em 26/08/2012

O dia do casamento causa muita tensão em todos. São incontáveis detalhes, que devem ser observados e decididos com muita antecedência, para que nada dê errado, nesta data tão especial. Vestido, maquiagem, cabelo, recepção, fotos e música são algumas das preocupações dos noivos. A decoração do casamento não fica fora desta lista extensa de detalhes, que resultam na beleza da cerimônia. E, quando se fala em decoração, o papel das flores é essencial. Suas cores, perfumes e texturas dão o toque final, no visual do ambiente. As flores usadas em casamento carregam significados diversos.

Rosas e lírios (Foto: Divulgação)

Muitos noivos escolhem as flores para a decoração, de acordo com sua personalidade, optando por espécies pelas quais já nutrem uma paixão especial. Outros, por não possuírem conhecimento sobre isso, fazem uso das sugestões das próprias floriculturas, onde irão adquirir as flores, ou até mesmo das empresas de consultoria em cerimônias deste tipo.

Contudo, há também pessoas que preferem decorar o casamento com flores que tenham um histórico de significado marcante. Além destes casos, existem noivos que optam por dar destaque a uma determinada cor, em todos os detalhes da decoração. Seja qual for o caso, o fato é que as flores têm papel importantíssimo, tanto no cenário da cerimônia, como na festa de casamento.

Rosas lilás: significam amor à primeira vista (Foto: Divulgação)

Como escolher as flores do casamento

A escolha depende da preferência dos noivos. Se eles desejam ter a cor vermelha como tema da cerimônia, por exemplo, basta escolher as flores de cor vermelha. Além delas, pode-se optar por empregar a mesma cor, em outros detalhes da decoração. Se, por outro lado, os noivos gostarem de seguir tradições, podem pesquisar pelas flores mais usadas em casamento.

Gérberas (Foto: Divulgação)

Dentro da escolha, de acordo com a preferência pela maioria das pessoas, ainda é importante saber se tais espécies estarão disponíveis na estação do ano em que se realizará o casamento. Isso, além de garantir a presença destas flores, ainda proporciona uma boa economia com os gastos. É bom lembrar que algumas espécies de flores usadas em casamentos não estão disponíveis durante o ano todo. Com isso, os noivos até podem encontrar as que querem, mas certamente pagarão bem mais caro por elas.

Flores de casamento para cada estação

Primavera: Gypsophila (mosquitinho), copo de leite, lírio, gérbera, camélia, agapanto, rosa, cravo, bromélia, narciso, violeta, petúnia, crisântemo ou hortênsia;

Verão: Folhagens tropicais, flor de lis, lírios de todas as cores, amarílis, bico de papagaio, antúrios, cravos, gérbera e cravínea;

Arranjo com azaleias (Foto: Divulgação)

Outono: gérbera, angélica, boca de leão, flor de maio, azaleia, rabo de gato, espatódea, paineira, jasmim do cabo, bico de papagaio, flor de ervilha, alstroeméria, begônia, margaridinha, mosquitinho, paineira ou quaresmeira;

Inverno: lupino, lírio da paz, azulzinha, amor perfeito, flor de sino, mosquitinho, flor de cerejeira, tulipa, rosas, begônia, prímula, gérbera, alstroeméria, flor de ervilha ou copo de leite.

Alstroemérias (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que o buquê da noiva não precisa ser feito, necessariamente, com as mesmas flores da decoração. A noiva é um show, à parte.

Veja mais sobre decoração: Arranjos de mesa para casamentos – Modelos, como fazer

Aproveite e veja: Decoração de Mesa de Casamento – Fotos

 

Top