Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços> Casamento civil: documentos necessários

Casamento civil: documentos necessários

Casar é um passo muito importante para quem está querendo estabelecer uma vida a dois. Oficializar a união com a assinatura de uma documentação no cartório é essencial para ter direitos e deveres diante da lei em caso de falecimento de uma das partes, separação e até com relação aos filhos do casal.  Para quem está nessa etapa da vida, separamos algumas dicas a seguir muito úteis que vão ajudar a economizar tempo com a burocracia:

Leia mais sobre: Vestidos de noiva para casamento civil: fotos

Casamento do civil oficializa a união (Foto: Divulgação)

Documentos necessários para se casar no civil

Para o casamento civil é preciso que os noivos providenciem os seguintes documentos:

• Certidão de nascimento e cédula de identidade originais: Certidão de nascimento com data de expedição recente para garantir que nenhum dos requerentes tenha qualquer tipo de obstáculo para a habilitação solicitada (solicite no cartório onde foi feito o registro de nascimento);

• Comprovante de residência original: Vale a última conta da luz, água ou telefone. Quem mora com os pais vai ter que apresentar os comprovantes em nome deles também;

• Duas testemunhas: As testemunhas precisam ser maiores de 18 anos e podem ter grau de parentesco (menos os pais, que não podem testemunhar a união de filhos). Se o casamento acontecer fora do cartório será preciso quatro testemunhas ao invés de duas. É necessário levar apenas o RG original para atestar que a união de um casal não tem nenhum impedimento e será solicitado que a pessoa assine o livro de registro do cartório.

Saiba mais sobre: Roupas para casamento no civil

O casamento no civil estabelece uma nova etapa na vida do casal (Foto: Divulgação)

Tempo de espera para recebimento da certidão de casamento

Depois de providenciar os papéis, é preciso aguardar por 15 dias. Este é o chamado período dos proclamas, determinado por lei, para averiguação de possíveis impedimentos à união, como por exemplo, um casamento em vigor em outro país. Se ninguém se opuser a união, o oficial certificará no processo que o casal está habilitado ao casamento e dará um prazo de três meses para a sua realização. Se os noivos perderem a data, terão que recomeçar novamente todo o processo para que o casamento civil de fato seja consumado diante da lei.

Recomendado para você
Serviços

Calçados para revender direto da fábrica

Serviços

Bondfaro Notebooks

Serviços

Caixa Internet Banking Consultas, Extratos

Serviços

Jogo de Sofá em Promoção Casas Bahia

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *