Casamento ao ar livre: como organizar, cuidados

Os casamentos ao ar livre são lindos e muito românticos. A cerimônia e a festa podem ser feitas no campo com a natureza ao…

Por Editorial MDT em 21/08/2012

Os casamentos ao ar livre são lindos e muito românticos. A cerimônia e a festa podem ser feitas no campo com a natureza ao redor ou em volta de piscinas. Porém, para organizar todos os detalhes nem sempre é fácil. Por isso, selecionamos dicas de como organizar um casamento ao livre e quais os cuidados com decoração do local.

As flores são indispensáveis na decoração das festas de casamento ao ar livre. (Foto: divulgação)

Casamento ao ar livre

O casamento é uma data muito especial na vida de um casal e por isso deve ser em grande estilo. Existem vários estilos de cerimônias e festas que podem ser feitas, dentre elas está o casamento ao ar livre.

Casar ao ar livre é o sonho de muitos casais, seja no campo, na praia ou envolta de uma piscina. Porém, para realizar esse tipo de cerimônia é necessário tomar alguns cuidados para que tudo saia conforme o planejado.

A maior dificuldade enfrentada pelos casamentos ao ar livre é o tempo, pois nunca se sabe se vai chover ou não. Por isso, é muito importante planejar medidas preventivas, caso isso aconteça. A decoração possui papel fundamental nesse tipo de ocasião, pois ela deve ser diferenciada das tradicionais.

A decoração das mesas ajuda a dar mais beleza ao local escolhido para cerimônia de casamento (Foto: divulgação).

Veja também cores para casamento ao ar livre 

Dicas como organizar um casamento ao ar livre

1. Definir o local: para realizar um casamento ao ar livre, primeiramente é preciso definir o local e verificar se ele possui estrutura que comporte esse tipo de cerimônia. Tudo isso é indispensável para garantir o conforto dos noivos e também dos convidados.

2. Definir a estrutura: depois de escolhido o local, os noivos devem definir a estrutura que desejam. Tudo isso inclui cadeiras para os convidados, mesas, decoração, Buffet, cobertura de área e outros detalhes.

3. Checar os detalhes antes da cerimônia: esse é um item indispensável para todos os tipos de casamentos, principalmente aqueles feitos ao ar livre. É necessário que os noivos confiram se está tudo certo para a cerimônia, dessa forma diminuem os riscos de algo dar errado.

Cuidados com a decoração para casamento ao ar livre

  • A decoração ao ar livre não deve ser exagerada, pois o ambiente já faz parte do glamour do casamento;
  • Se for uma cerimônia realizada durante o dia, o ideal é optar por uma decoração com flores, sejam elas de cores únicas ou coloridas para dar mais alegria à ocasião;
  • Para as cerimônias noturnas, as flores também caem muito bem, porém o ideal é optar por cores únicas ou contrastantes (brancas e vermelhas são muito românticas). Ainda para a noite vale apostar nas luzes em sépia, que proporcionam ainda mais romantismo ao casamento;
  • As tendas decoradas são ótimas opções, pois além de proporcionarem beleza ao local, elas ainda protegem os noivos e convidados caso haja uma chuva imprevista;
  • As mesas devem ser decoradas de acordo com o resto do altar. O ideal é usar taças e talheres sofisticados, pois ajudam na beleza da decoração. Outra opção para as mesas são as flores que podem deixar ainda mais romântico e alegre o local.

Veja também dicas de flores para casamento ao ar livre 

O casamento ao ar livre é ideal para quem gosta de ficar mais próximo a natureza. Ele pode ser feito no campo, na praia e até em volta de piscinas, durante o dia e também à noite. Para realizar esse tipo de cerimônia é necessário fazer um planejamento com todos os detalhes desejados, desde decoração até escolha do local.  Dessa forma você poderá ter um lindo casamento e sem preocupações.

Top