Casais chineses aproveitam o 11/11/2011 para se casar

O dia de hoje é considerado sagrado em diversos países asiáticos. O 11/11/2011 tornou-se símbolo para inúmeras superstições, porém para Ásia essa data representa…

O dia de hoje é considerado sagrado em diversos países asiáticos. O 11/11/2011 tornou-se símbolo para inúmeras superstições, porém para Ásia essa data representa muita sorte.

Na China, por exemplo, a população acredita que se o casamento acontece hoje, um futuro feliz está garantido. Como prova disso, em um cartório civil de Xangai mais de 400 casais correram para serem os primeiros a assinar a certidão de casamento. Alguns noivos preferiram chegar bem cedo – de madrugada para ser mais exato – para não perder a oportunidade de selar o laço matrimonial.

Uma tradição na China da década de 90 considera o 11 de novembro como o dia dos solteiros (“guanggunjie”), dos “1” solitários que devem arranjar um(a) parceiro(a) para se reunir e celebrar.

Neste ano, 2011, a ocasião é mais que especial, é perfeita. Como os chineses – tanto quanto os asiáticos – dão importância às cifras e suas combinações, e a sucessão de seis números “1” indica o momento certo para acabar com o “solteirismo”.

Contabilizando todos os cartórios de Xangai, mais de 3.300 noivos se reuniram para casar nesta data, segundo um porta-voz da prefeitura. Não só a capital econômica chinesa, mas também muitas outras cidades do país estão com os cartórios lotados, formando imensas filas, de acordo com informações da imprensa local.

Para completar e fechar com chave de ouro o significado da data, os algarismos do 11/11/2011 quando somados obtém-se “8”, o número da sorte na China. Tanto é que os Jogos Olimpíacos de Pequim em 2008 começaram às 20h08 do dia 08/08.

Como citado, outros países também se prepararam para realizar um grande número de matrimônios. O Vietnã é um exemplo, com um casamento coletivo de 80 casais na cidade de Ho Chi Minh. Cingapura também não escapa da moda e, segundo a imprensa, o número de casamentos quintuplicou hoje.

Leia Também:  Cursos Gratuitos de Verão da Uniderp

Top