Cartões bancários: cuidados ao usar

Os cartões bancários têm diversas utilidades, sendo necessários para a realização de transações financeiras como depósitos, pagamento de contas e transferências, entre outras, feitas…

Os cartões bancários têm diversas utilidades, sendo necessários para a realização de transações financeiras como depósitos, pagamento de contas e transferências, entre outras, feitas tanto no atendimento presencial dos bancos quanto nos caixas eletrônicos.

Para aproveitar toda a praticidade oferecida pelos cartões bancários, é preciso ter alguns cuidados (Foto: Divulgação)

Além disso, cada vez mais eles estão sendo utilizados na função de débito, para o pagamento de compras realizadas em restaurantes, postos de gasolina, supermercados, cinemas e outros tipos de estabelecimentos, devido à praticidade, evitando que as pessoas andem com grandes quantidades de dinheiro no bolso.

Porém, mesmo com todas essas facilidades, é necessário tomar alguns cuidados ao usar cartões bancários, para não ser vítima de golpes e ter não só o cartão roubado, como também a sua senha e consequentemente o dinheiro guardado em sua conta.

Mais segurança nas transações: Caixa eletrônico biométrico – saiba mais

Cuidados ao usar cartões bancários em terminais eletrônicos

Nos terminais de autoatendimento dos bancos o cuidado deve ser redobrado (Foto: Divulgação)

Grande parte dos golpes com cartões bancários acontece nos terminais eletrônicos dos bancos. Por isso, você deve ficar atento ao utilizar os caixas de autoatendimento, não aceitando a ajuda de pessoas desconhecidas e nem emprestando o seu cartão a ninguém.

Na hora de digitar a senha, procure manter o corpo junto ao terminal, tampando o teclado. Além disso, exija que as pessoas na fila respeitem os limites de distância para o uso do caixa, geralmente marcados por faixas.

Quando for digitar a senha, use o corpo para tampar o teclado e evitar que outras pessoas vejam a digitação do código (Foto: Divulgação)

Tome cuidado também com esbarrões acidentais, que possam fazê-lo perder de vista o seu cartão magnético. Caso isso aconteça, verifique se o cartão que pegou no chão é realmente o seu.

Continuar Lendo  Dicas de Organização Doméstica

Outra dica é prestar atenção à presença de pessoas estranhas ou em atitudes suspeitas nas proximidades dos caixas, assim como observar se o caixa que você vai usar possui algum objeto diferente instalado nele. Se notar algo do tipo, informe ao gerente do banco.

Fique atento na ida ao caixa eletrônico: Sacar dinheiro com segurança – dicas

Cuidados ao usar cartões bancários em estabelecimentos

Vários golpes também podem ser aplicados através das máquinas de cartões, usadas em estabelecimentos comerciais (Foto: Divulgação)

Quando usar o seu cartão de débito ou de crédito para pagar as compras, principalmente nas máquinas portáteis, observe se durante a digitação da senha os números aparecem em forma de asterisco. É que alguns golpistas costumam pedir ao cliente para digitar a senha no campo do valor da compra, anotando o código, para ser usado posteriormente.

Como resolver: Cartão de crédito clonado – saiba o que fazer

Ainda falando sobre a senha, o melhor é memorizá-la e não contar a combinação para ninguém. Caso seja preciso anotá-la, nunca guarde o papel junto ao cartão, pois se ele for roubado, o criminoso poderá sacar todo o seu dinheiro. Neste caso, se você tiver o cartão roubado ou mesmo se ele for perdido, ligue imediatamente para o banco, solicite o seu bloqueio e não se esqueça de fazer o boletim de ocorrência.

Outra dica interessante é acompanhar com frequência a movimentação da sua conta, através dos extratos. Se notar algo diferente, procure o seu gerente o mais rápido possível.

Top