Carteira digital Visa e Mastercard: entenda como funciona

Os sistemas de pagamento móvel desenvolvidos pela Visa e pela Mastercard devem chegar ao Brasil ainda em 2013, possibilitando aos consumidores de todo o…

Os sistemas de pagamento móvel desenvolvidos pela Visa e pela Mastercard devem chegar ao Brasil ainda em 2013, possibilitando aos consumidores de todo o país utilizar o telefone celular como uma carteira digital.

Os cartões de crédito convencionais podem estar com os dias contados (Foto: Divulgação)

Baseados na tecnologia NFC, esses sistemas permitem ao usuário inserir no smartphone os dados de todos os seus cartões de crédito (inclusive de outras bandeiras) e de débito, além de informações como endereço, telefone, e-mail e números de identidade e CPF, por meio de um aplicativo.

Assim, os smartphones se transformarão em uma carteira virtual, já que os dados do usuário estarão todos armazenados nele, e na hora que for preciso efetuar um pagamento, bastará aproximar o celular de um dispositivo NFC, para que a transação seja concretizada.

Saiba mais: Celulares com tecnologia NFC

Como funciona a carteira digital Visa PayWave

O sistema de carteira digital da Visa é baseado na tecnologia NFC (Foto: Divulgação)

Uma das tecnologias é a carteira digital da Visa, desenvolvida em parceria com a Samsung, e que estará presente nos novos smartphones da fabricante sul-coreana, como o Galaxy S4. O sistema funciona através do aplicativo Visa PayWave, compatível com tablets e smartphones NFC, e também será disponibilizado para modelos de outras marcas.

Todos os dados dos cartões de crédito e débito do usuário ficarão armazenados e protegidos no smartphone (Foto: Divulgação)

Para pagar uma compra no supermercado, por exemplo, o usuário do serviço apresentará o smartphone (ou o tablet) no caixa, ao invés do cartão de crédito ou de débito convencional, aproximando o aparelho de um dispositivo NFC e digitando uma senha. O aplicativo também dará acesso em tempo real à fatura e ao saldo do cliente.

Leia Também:  Amostra grátis de fralda

Para os autônomos: Go Pay – pagamento com cartão de crédito via celular

Como funciona a carteira digital MasterPass, da MasterCard

Com a carteira digital da MasterCard, bastará o consumidor escanear o código de barras do produto para fazer o pagamento da compra (Foto: Divulgação)

Já a carteira digital da MasterCard, conhecida como MasterPass, funciona de forma um pouco diferente, apesar de ter o mesmo princípio da concorrente. O serviço, que baseia-se em um aplicativo responsável por armazenar os dados do cliente, permite aos usuários pagar as suas compras sem precisar se aproximar do caixa.

Ao entrar em uma livraria, por exemplo, basta que ele acione o aplicativo MasterPass em seu celular e faça o escaneamento do código de barras do livro escolhido, dando início ao sistema de pagamento, sem ter que utilizar qualquer aparelho disponibilizado pelo comerciante.

Com o MasterPass, não será preciso nem ir ao caixa para pagar a compra (Foto: Divulgação)

Com a transação confirmada, será emitido um recibo online, visualizado através da tela do smartphone ou tablet, que deverá ser apresentado assim que o consumidor deixar a loja. A mesma tecnologia, de acordo com a MasterCard, também funcionará nas compras via internet.

Top