Carteira de Trabalho – seus Direitos

A carteira de trabalho – seus direitos é um marco na história do Brasil. Aliás, você sabia que somos um dos poucos países que…

A carteira de trabalho – seus direitos é um marco na história do Brasil. Aliás, você sabia que somos um dos poucos países que estabelecem uma relação tão clara entre empregadores e empregados? Pois é, e o regime CLT tem várias informações importantes que todos nós devemos conhecer, afinal trata-se de direitos e deveres que todos devem cumprir, respeitando assim a relação trabalhista estabelecida por esta lei.

Carteira de Trabalho – seus Direitos (Foto: Exame/Abril)

Carteira de Trabalho – seus Direitos (Foto: Exame/Abril)

Carteira de Trabalho – seus Direitos

Se você começou a trabalhar pelo regime CLT, que é registro na carteira de trabalho – seus direitos, já está recebendo e ainda não possui alguns benefícios e tudo parece normal, fique alerta, pois a sua carteira de trabalho deve estar em dia. Existem muitos direitos previstas, mas nem sempre cumpridos, principalmente por parte dos patrões.  Então, fique atento e vamos conferir os detalhes sobre este regime implantado no Brasil em 1943, na era Getúlio Vargas.

Leia mais informações sobre: Carteira de trabalho – como tirar

Como funciona?

Conheça os benefícios além do salário (Foto: Exame/Abril)

Conheça os benefícios além do salário (Foto: Exame/Abril)

O registro deve ser feito em 48 horas, a partir do primeiro dia de trabalho (se não ocorrer à firma poderá ser multada). Vale lembrar que o ministério do trabalho faz alguns levantamentos e realizam até fiscalizações nas empresas para ver se tudo isso está em dia. O patrão então deve procurar seu setor de contabilidade para organizar tudo isso dentro da lei, evitando assim problemas e prejuízos na parte financeira.

Leia Também:  Vagas de Emprego no DF 2010 2011 - Setrab Vagas em Brasília

Direitos previstos

Trabalhador precisa conhecer os direitos (Foto: Exame/Abril)

Trabalhador precisa conhecer os direitos (Foto: Exame/Abril)

O assalariado tem direitos a férias, 13º salário, vale-transporte, FGTS, entre outros benefícios. Muitas empresas podem escolher, por exemplo, se o funcionário precisa do vale transporte ou se prefere o alimentação. A legislação brasileira não prevê ambos e portanto o funcionário pode escolher isso com a empresa ou aceitar o benefício de transporte, este sim previsto na legislação e deve ser cumprido caso não haja trocas.

Leia mais informações sobre: Conheça os direitos do trabalhador domestico

Benefícios a parte

Fique atento e busque conhecer as leias (Foto: Exame/Abril)

Fique atento e busque conhecer as leias (Foto: Exame/Abril)

A empresa ainda pode oferecer benefícios como vale-refeição, como citamos acima, e ainda incluir assistência médica e seguro de vida. Outros projetos podem ser complementados nos próximos anos no regime CLT. Algumas empresas investem por conta nos funcionários, dando inclusive bolsa de estudos ou dando suporte par ao funcionário estudar línguas, por exemplo. Fique atento e confira outras dicas sobre este regime e fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Entenda mais sobre os direitos garantidos pela carteira de trabalho

Top