Não consigo validar os dados na Carteira de Trabalho Digital: como resolver?

Felipo Bellini 12/02/2022 Notícias

Não sabe como validar a carteira de trabalho digital ainda? Desde 2019 a relação entre trabalhador e patrão tem passado por mudanças, no que se refere ao preenchimento de dados na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Isso porque esse documento agora conta com uma versão virtual, a Carteira de Trabalho Digital, que se propõe a facilitar a realização de alguns processos.

Se você usa este documento e está com dificuldades para fazer a validação dos seus dados, acompanhe o texto até o final e veja como resolver esse problema.

O que é a Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital é a versão virtual da CTPS física. Ela funciona da mesma forma que o documento tradicional, e serve para registrar as atividades trabalhistas do cidadão. 

O que é a Carteira de Trabalho Digital

Fonte/Reprodução: original

É um local onde ficam reunidas todas as principais informações sobre a vida profissional do trabalhador. Admissão em uma empresa, processo de desligamentos, aumento de salário, mudança de local de trabalho, registro das férias, entre outras coisas, são algumas das informações que estão no documento. 

Além disso, a CTPS e a sua versão digital também servem para a obtenção de direitos previdenciários.

Como solicitar a Carteira de Trabalho Digital?

Não existe exatamente um processo de solicitação da Carteira de Trabalho Digital, como acontecia com a sua versão física. Na verdade, os dados que devem estar no documento virtual vem do sistema e-social, preenchidos automaticamente. Dessa forma, todo mundo que tem atividades trabalhistas formais possui Carteira de Trabalho Digital.

Agora, para acessar o documento virtual, é necessário ter uma conta no portal gov.br e acessar o sistema. O procedimento é simples e funciona como um cadastro comum que usa o seu CPF. Também é possível usar o aplicativo “Carteira de trabalho digital”, onde é necessário, mais uma vez, usar o login do portal gov.br.

Como posso validar a Carteira de Trabalho Digital?

Após ter acesso à Carteira de Trabalho Digital e verificar inconsistências nos dados apresentados, é possível fazer alterações para corrigi-los. Para isso, não é necessário ir até um posto físico de atendimento, pois o próprio Governo Federal faz, regularmente, a correção de algumas informações de maneira automática.

Se ainda assim for necessário fazer a validação de alguma informação que continua errada, o trabalhador pode solicitar a correção por meio de campanhas específicas que são promovidas pelo Governo e que tem como objetivo justamente fazer alterações dessa natureza e atualizar os dados cadastrados no sistema.

Se as inconsistências encontradas em seu documento forem referentes a datas posteriores a setembro de 2019, então a questão deve ser resolvida diretamente com o seu patrão. Você deve informá-lo sobre o problema para que sejam feitas as devidas alterações.

Quanto tempo para novo registro aparecer na Carteira de Trabalho Digital?

Existe um prazo para que novos registros efetivamente apareçam na Carteira de Trabalho Digital. Isso depende diretamente de quando o empregador fez as alterações no sistema do e-social (que serve como banco de dados para o documento).

Na maioria dos casos, as alterações trabalhistas podem ser cadastradas pelo patrão até o dia 15 do mês subsequente. Isso significa que mudanças feitas no documento não são vistas imediatamente após a tomada de decisão.

No caso de desligamento, por exemplo, o empregador pode registrar esse dado até o dia 10 do mês seguinte ao da demissão propriamente, o que faz com que a Carteira de Trabalho Digital só contenha essa informação dias ou semanas depois.

Outros artigos

8 regras para o Antienvelhecimento

11/06/2015

8 regras para o Antienvelhecimento

Saiba quais são as 8 regras para o Antienvelhecimento que podem ajudar na aparência a curto e longo prazo. Alguns cuidados que você toma todos os dias podem fazer to...

Temas para decorar quarto de recém-nascido

27/12/2012

Temas para decorar quarto de recém-nascido

O quarto do recém-nascido deve ser um ambiente de conforto e tranquilidade. Para que o cômodo apresente uma decoração apropriada, é importante que os pais se preocup...