Tudo sobre a Carteira de Trabalho Digital

PUBLICIDADE

Quem não se lembra, antes a Carteira de Trabalho era impressa e azul, onde se colocava seus registros de trabalho e informações complementares de férias e outros detalhes? Pois é, ela mudou e agora é 100% digital, passando agora a ser a Carteira de Trabalho Digital.

Que são tempos modernos e que o avanço digital está a todo vapor, todo mundo já sabe, e é exatamente isso que incentivou a atualização vigente desde 2019. Além disso, a Carteira de Trabalho Digital veio para trazer mais praticidade ao cidadão e trabalhador.

O que é a Carteira de Trabalho Digital

Substituta da Carteira de Trabalho Física, a nova Carteira de Trabalho Digital também possui todas as informações da anterior, mas sua atualização é feita diretamente no sistema, o que otimiza tempo tanto da empresa, como do trabalhador.

PUBLICIDADE
O que é a Carteira de Trabalho Digital
Fonte/Reprodução: original

Agora, para fazer as novas anotações você não precisa mais levar seu documento no setor de departamento pessoal.

Para que servirá?

A Carteira de Trabalho Digital serve para acompanhar todo o registro de trabalho de uma pessoa, sendo um dos documentos mais importantes para qualquer trabalhador. Pois através dela é possível verificar tempo de serviço em uma empresa, remuneração, período de férias, aumento de salário, etc.

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?

O que antes era físico, agora é virtual, mas a funcionalidade continua a mesma, isso porque quando se perdia a via física, o trabalhador tinha que solucionar algumas etapas para conseguir uma nova, como por exemplo ir em cada empresa que já trabalhou para receber novamente o carimbo.

Como criar uma CTPS Digital

Caso você ainda não possua Carteira de Trabalho, a nova CTPS digital pode ser criada através do seu CPF através do Portal GOV. Você só precisa informar seus dados pessoais e responder um questionário com perguntas do seu histórico de trabalho.

PUBLICIDADE

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

Você pode acessar a sua carteira de trabalho digital em duas formas, 100% gratuitas e até mesmo sem sair de casa, veja só:

Acesso pelo site

Com o seu cadastro já feito no portal GOV, basta fazer login com seus dados que logo na tela inicial vai aparecer a “área do trabalhador”, é nela que você poderá ter acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.

Acesso pelo aplicativo

O acesso pelo aplicativo é ainda mais recomendado, isso porque dessa forma você sempre terá sua carteira de trabalho digital disponível em sua mãos, você pode baixá-lo nas lojas de aplicativos para dispositivos móveis com sistemas Android ou iOS. A interface é simples e de fácil entendimento.

Pelo aplicativo você também pode ter acesso aos benefícios do trabalhador como Abono Salarial, Benefício Emergencial e Seguro-desemprego caso precise solicitá-lo.

Como as empresas assinam a Carteira de Trabalho Digital?

Como já falamos, a praticidade não veio somente para o trabalhador, mas para o empregador também, agora as empresas assinam a Carteira de Trabalho Digital através da plataforma E-social. As novas anotações podem demorar até 48hr para estarem disponíveis, mas em geral também é bem fácil de ser utilizada.

PUBLICIDADE

Como ficou o número da CTPS Digital?

Com a atualização, o número da sua Carteira de Trabalho antiga não é mais necessária, até mesmo porque agora ela é vinculada ao seu CPF. Por isso, ele é a base da nova numeração, organizados da seguinte forma: os sete primeiros dígitos são agora os números da carteira, e os quatro últimos da série, como por exemplo:

  • CPF N°: 012.345.678-91
  • Número da carteira: 0123456
  • Número da série: 7891

Como vimos, a principal função da Carteira de Trabalho Digital é facilitar a vida do trabalhador, tornando o acesso muito mais prático para seu empregador também.

Como ficou o número da CTPS Digital
Fonte/Reprodução: original

Se você ainda possui sua Carteira de Trabalho antiga, o recomendado é que a deixe guardada para eventuais consultas, sabendo que daqui por diante ela não será mais necessária. E caso você jovem, ainda não tenha a sua CTPS Digital, não perca tempo e acesse o site do Governo e tire a sua Carteira de Trabalho Digital.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.