Cartão de crédito virtual: como funciona?

redacao b 29/05/2022 Notícias

O cartão de crédito virtual se originou com o intuito de proporcionar mais segurança na hora de comprar online. Ele ajuda a manter os dados do cartão físico protegidos, para prevenir fraudes e clonagens. Conheça mais sobre ele a seguir!

O que é o cartão de crédito virtual?

Se trata de uma versão do cartão físico, mas com a numeração alterada. Ele possui todos os dados de um cartão comum, mas é usado apenas para compras virtuais.

O que é o cartão de crédito virtual

Fonte/Reprodução: original

É uma excelente alternativa para quem não sente segurança em fornecer os dados do cartão na hora de comprar em determinados sites.

Como funciona o cartão de crédito virtual?

Esse cartão precisa ser solicitado no aplicativo da instituição bancária, e é necessário possuir um cartão físico. Ele pode ser de duas formas, as quais listamos abaixo:

Cartão virtual recorrente

Os cartões recorrentes podem ser usados para serviços que são cobrados mensalmente, como Spotify e Netflix. Eles não têm a sua numeração alterada após a compra, mas ainda é uma opção segura por ser diferente do cartão físico.

Cartão virtual temporário

Já os cartões temporários são emitidos apenas para uma compra, e assim que usado, um novo é gerado com uma numeração diferente.

Isso proporciona ainda mais segurança na hora de realizar a compra em sites que podem não ser confiáveis.

Qual é o custo do cartão de crédito virtual?

Um dos pontos positivos do cartão de crédito virtual é que ele é livre de taxas, ou seja, você não paga nada para obtê-lo e usá-lo.

Quais as vantagens do cartão de crédito virtual?

Entre as vantagens do cartão de crédito virtual, podemos citar:

  • Maior segurança: ao gerar um novo cartão, os dados antigos são invalidados, o que impossibilita a realização de novas compras. Assim, o cartão de crédito virtual proporciona mais segurança, além de que, em caso de perda ou roubo do físico, o virtual pode ser usado normalmente para compras e pagamentos.
  • Livre de taxas: como dito anteriormente, o cartão virtual é livre de taxas, então você não paga nada para usá-lo.
    Mesma fatura: os gastos do cartão de crédito virtual são incluídos na fatura do cartão físico.

Vale lembrar que o limite do cartão de crédito virtual o mesmo do cartão físico.

Quais bancos oferecem cartão de crédito virtual?

Se você possui um cartão de crédito físico, basta consultar o aplicativo do seu banco para informar-se da possibilidade de obter um cartão virtual. Porém, é possível fazer a solicitação grátis em muitas outras instituições. Conheça algumas delas abaixo:

Quais bancos oferecem cartão de crédito virtual

Fonte/Reprodução: original

Santander

O cliente, ao abrir uma conta no Santander, pode solicitar o Santander X, um cartão de crédito virtual que conta com descontos no programa Esfera e participação no Vai de Visa.

Neon

O Neon é uma opção de banco 100% digital, com cartão de crédito virtual para pessoas com renda acima de R$800,00.

Nubank

O Nubank não exige renda mínima, e o cartão virtual é liberado para compras assim que o banco aprova a solicitação.

Itaú

O Itaú oferece o Itaucard Click Visa, no qual é possível obter descontos de até 50% em cinemas, abastecimento e lojas parceiras.

Agora que você já descobriu as vantagens do cartão de crédito virtual, está esperando o que para aproveitar os seus benefícios? Confira se o seu banco oferece o cartão virtual e peça já o seu para facilitar as compras via internet!

Outros artigos

Miosite: causas, sintomas, tratamento

27/09/2013

Miosite: causas, sintomas, tratamento

A miosite é um problema muscular que pode ser desencadeado por diversos fatores. Ela pode afetar praticamente todas as partes do corpo, provocando sintomas bastante ...

Novidades do Myspace: quais são

28/09/2012

Novidades do Myspace: quais são

Na primeira metade da década passada, várias bandas independentes, músicos em início de carreira e até mesmo grandes bandas e artistas começavam a descobrir o imenso...