Cartão de crédito para menor de 18 anos: entenda como ter o seu!

redacao b 15/05/2022 Notícias

Você sabia que é possível um cartão de crédito para menor de 18 anos de idade? Confira como isso é possível!

O cartão de crédito de fato é uma tecnologia que revolucionou bastante os métodos de pagamento. Além da praticidade que esse traz para o dia-a-dia, a tecnologia permite ainda ter controle das finanças e dos gastos em um só lugar, o que deixa de lado as longas listas de papéis, antes utilizadas.

O cartão se tornou tão popular, que hoje é possível até menores de 18 anos possuírem um. Evidentemente, o processo não é tão fácil, pois não é toda instituição financeira que possibilita isso, mas existem algumas que podem auxiliar nesse processo.

Seja para viagens de pequena duração, ou para os pais e responsáveis terem controle das finanças dos seus filhos, essa é uma opção bastante viável e até mesmo inteligente.

Como solicitar cartão para menor de 18?

É importante saber que não existe liberação de crédito nem análise do mesmo para pessoas menores de 18 anos de idade, então solicitar por conta própria é inviável. Mas, existem alguns métodos possíveis de conseguir um cartão, confira abaixo alguns deles.

Adicional

Para solicitar o cartão adicional, o responsável pela conta ou cartão, deve abrir o aplicativo do banco ou instituição financeira e solicitar com os dados do dependente. Caso não exista essa opção disponível, o responsável pode se dirigir até a agência e solicitar um cartão adicional.

Cartão pré-pago

Algumas instituições permitem a liberação de um cartão pré-pago semelhante ao adicional, em que o responsável solicita o cartão adicional e pela própria conta já faz a recarga de saldo para o pré-pago.

Outras já permitem a solicitação diretamente para o menor, sem necessidade de uma conta ou cartão intermediário.

Cartão universitário

A solicitação pode ser feita através do próprio aplicativo dos bancos que oferecem essa opção. O universitário por si, abre a sua conta.

Emancipação

Na emancipação, o menor deixa de ser considerado incapaz e passa a ter e exercer direito civil, os mesmos que um cidadão maior de 18 anos tem.

Assim, a solicitação de crédito se dá como se fosse para um maior, o que torna possível a liberação de crédito, frente às instituições financeiras.

Conta Digital para Menores de 18 anos: como funciona?

As contas digitais trouxeram ainda mais praticidade e menos burocracia para os serviços bancários. E algumas delas possuem até serviços para menores de 18 anos.

Conta Digital para Menores de 18 anos como funciona

Fonte/Reprodução: original

É necessário ter RG e CPF, o adulto responsável realiza o download do aplicativo da instituição financeira que deseja, preencher com os dados do menor e do responsável e faz o anexo dos documentos. A proposta será analisada e se liberada, já fica disponível para uso.

Pré-pago: Cartão para menor de idade

Esse possui um controle ainda maior, visto que seu uso está ligado diretamente ao saldo presente no cartão, que pode ser adicionado através de boleto ou transferência. É semelhante a um cartão de débito, mas funciona como crédito bandeirado e é aceito na grande maioria dos estabelecimentos.

Assim é impossibilitado o uso acima do saldo e é uma modalidade mais fácil de ser conseguida, além de ser prático para armazenar o dinheiro da mesada do filho, por exemplo.

Melhores cartões de crédito para menor de 18 anos

Apesar de uma certa burocracia, é claro que existem instituições que podem facilitar o processo para liberação do cartão, abaixo listamos alguns cartões com ótimos benefícios.

  • Cartão adicional c6 bank;
  • Cartão jovem BB;
  • Cartão adicional Santander;
  • Cartão Santander play;
  • Cartão Santander Universitário.

Esses são só alguns dos possíveis cartões para menores, qualquer dúvida, você pode solicitar à sua agência esclarecimentos ou as possibilidades que eles oferecem.

Como funciona o cartão de crédito adicional para menores?

O cartão adicional está diretamente vinculado à conta e ao próprio crédito do responsável maior. Assim, é possível gerenciar limite do cartão adicional, ver a relação de gastos e estar sempre a acompanhar o uso do cartão.

Conta Digital para Menor de 18 anos como funciona

Fonte/Reprodução: original

Essa é uma boa opção principalmente para pais ou responsáveis que gostam e acham necessário o acompanhamento da vida financeira do filho ou usuário do cartão.

Quais cuidados precisamos tomar ao fazer um cartão de crédito para menores de idade?

Os pais ou responsáveis devem acompanhar de perto as finanças do jovem, para que esse não se perca com as finanças.

Além disso, deve-se ter muito cuidado em quais estabelecimento o usuário fará compras, e como é guardado o cartão, para evitar eventuais perdas ou até mesmo golpes.

Por isso, apesar de ajudar o jovem a ter mais responsabilidades financeiras, é necessário sempre ter um cuidado extra.

Outros artigos

Graduação em Enfermagem à Distância

02/09/2014

Graduação em Enfermagem à Distância

Graduação em Enfermagem à Distância existe? – Esta é uma pergunta feita por muitas pessoas que desejam construir carreira na área de saúde. A dúvida vem se tornando ...

Pacotes CVC Beto Carreiro 2011

10/03/2011

Pacotes CVC Beto Carreiro 2011

Beto Carreiro é um dos maiores parques de diversão do Brasil e como tal, atrai milhares de turistas com suas atrações. O complexo mantém uma ampla infraestrutura...

Telecine play programação

25/08/2012

Telecine play programação

Cada dia mais as emissoras de TV estão se integrando à internet, permitindo que os telespectadores possam ter acesso aos conteúdos disponibilizados por elas através ...