Cartão de crédito ou débito qual o melhor?

redacao b 22/05/2022 Notícias

Cartão de crédito ou débito, qual oferece mais vantagens para o cliente? Sem dúvidas ter um cartão disponível para compras traz diversas facilidades, mas na hora de fechar as contas e manter o orçamento equilibrado, qual dos dois compensa mais?

Descubra o que descobrimos e tire suas conclusões sobre qual modelo adotar na hora de fazer compras: Cartão de crédito ou débito? Continue a leitura para saber mais.

Como funciona o cartão de crédito e débito?

O cartão de crédito e débito possui diferenças em relação à forma de pagamento, enquanto no cartão de crédito o banco disponibiliza um limite e conforme você compra esses valores formam a fatura a ser paga no final do mês.

Como funciona o cartão de crédito e débito

Fonte/Reprodução: original

O cartão de débito é diferente, para utilizar você precisa ter dinheiro em sua conta bancária para que o valor possa ser debitado no momento da compra. Nesse caso, não é gerado fatura dado que o pagamento é feito instantaneamente.

Qual a diferença entre Crédito e Débito?

A principal diferença entre o cartão de crédito e débito é a forma de pagamento, pois no de crédito o pagamento é feito de maneira imediata havendo valores disponíveis em sua conta, já no cartão de crédito o pagamento é feito através de uma fatura com vencimento no dia que você escolher.

No cartão de crédito um limite é disponibilizado para compras, e também há a possibilidade do parcelamento de suas compras. O valor de parcelamento é descontado do valor total de limite disponível e por isso antes de fazer parcelamentos é importante se manter atento aos juros do rotativo e a quantidade de parcelas.

Dicas para usar os cartões de débito e crédito

Se pintar dúvidas de qual modelo utilizar cartão de crédito ou débito algumas dicas podem te ajudar a escolher.

Para com valores menores que R $50,00 opte por utilizar o cartão de débito, uma vez que o valor é debitado automaticamente de sua conta, evita assim que fique negativo.

Para valores maiores, a dica é apostar no cartão de crédito visto que o valor vem para pagamento apenas no vencimento escolhido por você, mantendo sua conta com saldo para quando precisar.

Outras dicas envolvem o pagamento do valor total da fatura para se evitar o endividamento, e principalmente saber que o valor disponível para compra do cartão não é o seu valor de renda. Por isso, gaste apenas o que seu orçamento pode cobrir a fim de evitar dívidas.

O pagamento mínimo também não é recomendado, e caso seja feito o ideal é que no mês seguinte você consiga cobrir todo o valor, dado que esses pagamentos feitos com frequência já podem indicar sinais de endividamento além de afetar sua pontuação de score, o deixando mais baixo.

Quais as vantagens e desvantagens do cartão de débito?

O cartão de débito não permite o parcelamento e essa é uma das principais desvantagens dele em relação ao cartão de crédito e facilita muito as compras.

Por outro lado, no cartão de crédito não há a geração de faturas, pois o dinheiro sai imediatamente da sua conta para pagamento, havendo saldo e sendo uma opção para manter suas finanças controladas até o final do mês.

Quais as vantagens e desvantagens do cartão de débito

Fonte/Reprodução: original

Outra vantagem do cartão de débito é a facilidade de não andar com dinheiro em espécie, em caso de perda ou roubo basta solicitar o bloqueio do cartão.

O uso do cartão de débito em seu dia a dia evita que você tenha gastos desnecessários no cartão de crédito, sendo mais um ponto para controlar sua vida financeira.

Quais as vantagens e desvantagens do cartão de crédito?

Uma das principais vantagens do cartão de crédito é a facilidade de parcelamento de compras, o que deixa o cliente mais confortável para fazer os pagamentos de itens de maior valor.

Porém é necessário ficar atento aos valores de juros do rotativo além de ter um maior controle de sua fatura mensal para não se endividar.

Outro ponto positivo do cartão de crédito é justamente a facilidade de pagar apenas na data de vencimento, por isso se organizar financeiramente para manter os pagamentos em dia é importante.

Crédito ou débito: qual a melhor forma de pagamento?

A melhor forma de pagamento é aquela que cabe em seu orçamento, por isso opte pela forma de pagamento de acordo com sua renda. Lembre-se sempre que no cartão de crédito você terá valores a pagar em determinada data de vencimento e que o valor disponível do cartão não é o valor de renda que você possui.

O cartão de débito não possui faturas e o pagamento com ele só pode ser realizado mediante valores disponíveis em sua conta, sendo uma alternativa para controlar melhor seus gastos e evitar endividamentos, porém atente-se ao cheque especial.

Manter sua vida financeira é o mais importante, independente de qual cartão você vai utilizar. Por isso, faça a sua escolha de acordo com seus gastos e renda mensal para se manter longe das dívidas.

Outros artigos

Maquiagem prateada: como fazer

25/04/2013

Maquiagem prateada: como fazer

A cor prata nunca sai de moda. Há épocas em que ela se torna mais evidente, já que figura entre as tendências da estação. No entanto, ainda que este não seja o caso,...

Curso de primeiros socorros Senac SP 2012

02/07/2012

Curso de primeiros socorros Senac SP 2012

[caption id="attachment_477774" align="aligncenter" width="400" caption="O curso de primeiros socorros pode ajudar a salvar vidas (Foto: Divulgação)"][/caption] U...