Por que meu cartão de crédito foi recusado?

redacao b 30/05/2022 Notícias

Você esperou seu momento na fila do caixa para pagar suas compras, tentou fazer alguma compra cotidiana e seu cartão de crédito foi recusado alguma vez? A recusa com certeza foi algo que você não esperava e lhe pegou desprevenido.

Afinal, por que seu cartão de crédito foi recusado? É importante se atentar a alguns fatores e até mesmo na manutenção do seu cartão, para que isso não ocorra.

Embora não seja tão comum, pode acontecer, por isso, veja quais os motivos do porquê do cartão crédito ter sido recusado e o que fazer nessa situação.

Por que meu cartão de crédito foi recusado na hora de pagar?

Ter o seu cartão de crédito recusado na hora de pagar pode ser no mínimo constrangedor, mas isso acontecer é mais normal do que parece. Uma coisa incomum, que pode ser motivo pelo qual o seu cartão de crédito foi recusado, é que talvez ele tenha vencido.

Por que meu cartão de crédito foi recusado na hora de pagar

Fonte/Reprodução: original

Com o uso habitual do cartão, é comum esquecermos que ele tem um prazo de validade, portanto, quando se expira precisa ser renovado, já conferiu qual é o vencimento do seu?

Por que isso pode ter acontecido?

Se o seu cartão de crédito foi recusado por algum motivo, veja o que pode ter acontecido:

Suspeita de fraude

Alguma atividade pode ter parecido suspeita para a operadora do seu cartão, seja uma compra de valor incomum ou uma movimentação fora do que você como cliente faz.

Falta de limite

Talvez não seja costume seu conferir quanto de crédito você ainda tem disponível no seu cartão para uso, mas é um ato que deve se tornar um hábito para que você não passe perrengue na rua.

Alguns cartões possuem a vantagem de liberar uma compra para o cliente mesmo que o limite tenha sido ultrapassado, ao cobrar algumas taxas pelo serviço, mas não são todos!

Pagamento da fatura em atraso

Esqueceu de pagar a fatura ou deixou de pagá-la? A operadora do cartão pode simplesmente bloqueá-lo, pois se você não pagou sua dívida, sua operadora pode muito bem cortar o crédito que você ainda tinha, para isso, mantenha-se em dia com o cartão.

Além disso, o não pagamento de sua fatura, não só pode causar o bloqueio do seu cartão, como também pode duplicar sua dívida, pois os juros de cartão de crédito são bem altos. O melhor jeito de evitar isso, é pagar em dia.

O que devo fazer se meu cartão for recusado?

O primeiro a se fazer se o seu cartão de crédito foi recusado é identificar o motivo, se, por exemplo, pode ter sido uma compra incomum, você pode ligar para o número no verso do seu cartão na mesma hora e explicar que é você mesmo que fez a movimentação.

Agora, caso seja por falta de limite ou atraso no pagamento da sua fatura, o indicado é que você quite sua dívida, e após isso, negocie o desbloqueio do seu cartão de crédito. O limite pode ser reduzido, mas nada que os pagamentos em dia e a movimentação rotineira não resolva.

O que devo fazer se meu cartão for recusado

Fonte/Reprodução: original

É claro que ter o seu cartão de crédito recusado não estava em seus planos, mas não fique chateado nem se estresse por isso, porque a operadora do seu cartão tentou te proteger de um golpe, muito comum no Brasil.

Procure sua operadora e resolva quanto antes para assim ter o cartão de crédito disponível novamente!

Outros artigos