Cartão de crédito contactless: como funciona

O cartão de crédito vem sendo cada vez mais utilizado como forma de pagamento em compras. O dinheiro magnético, como também é conhecido, passou…

Por Élida Santos em 18/04/2012

A tecnologia dos cartões de crédito vão mudar para contactless dentro de alguns anos (Foto: Divulgação)

O cartão de crédito vem sendo cada vez mais utilizado como forma de pagamento em compras. O dinheiro magnético, como também é conhecido, passou inclusive a fazer parte dos planos dos criadores de jogos. como o de bancos imobiliários, com a finalidade de deixar o brinquedo mais próximo da realidade atual. A facilidade de parcelar as compras em várias vezes e levar o produto na hora para casa faz com que as pessoas usem cada vez mais esse tipo de forma de pagamento.

Para realizar a transação com o cartão magnético é necessário passar a tarja preta do item em uma maquineta programada para ler os dados digitalmente. Esse procedimento gera congestionamento em alguns dias em que o serviço é muito acessado, podendo deixar a rede lenta. Para minimizar esse tipo de problema, novas soluções chegarão ao mercado de cartões de crédito, como por exemplo, a tecnologia contactless.

A tecnologia contactless é de aproximação do cartão com uma maquineta (Foto: Divulgação)

Os cartões de crédito com esse sistema estão sendo testados desde 2008. O Bradesco resolveu apostar na novidade. Para quem é cliente Prime a instituição financeira está oferecendo cartões de crédito e débito com a tecnologia contactless, onde os correntistas poderão pagar suas compras em estabelecimentos credenciados à rede Cielo, que tenham máquinas adequadas a esse sistema. O contactless funciona da seguinte forma: a pessoa não precisa passar o cartão diretamente na máquina, podendo fazer o pagamento por meio de um sistema de aproximação.

Essa nova tecnologia adotada pelo Bradesco pretende reduzir em até 30% a demora no pagamento utilizado, comparado aos pagamentos efetuados com cheque, dinheiro e até mesmo com os cartões de crédito de tarja. A instituição financeira acredita que os consumidores brasileiros vão se acostumar facilmente a esse novidade.Em todo o mundo, existem mais de 238 mil máquinas habilitadas com a tecnologia de pagamento por aproximação, sinalizadas com o símbolo de quatro ondas, ícone padrão da tecnologia contactless.

Top