Cartão Cidadão Online como usar

Poucas pessoas sabem, mas o Cartão Cidadão é um cartão magnético, pessoal e intransferível, que propicia o acesso à diversos serviços dos benefícios sociais e…

Por Redacao em 01/08/2015

Poucas pessoas sabem, mas o Cartão Cidadão é um cartão magnético, pessoal e intransferível, que propicia o acesso à diversos serviços dos benefícios sociais e transferência de renda do governo. O cartão pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa, presentes em todos os municípios brasileiros. Selecionamos algumas informações importantes sobre o Cartão Cidadão Online como usar, assim você vai poder fazer tudo que quiser sem sair de casa.

Cartão Cidadão Online como usar - O cartão cidadão permite que você consulte informações sobre FGTS e Quotas do PIS (Imagem Ilustrativa)

Leia também: Saiba Como Consultar PIS/PASEP Sem sair de Casa.

Cartão Cidadão Online como usar

O Cartão Cidadão é emitido pela Caixa Econômica Federal, foi criado para automatizar o sistema de benefícios sociais do governo, pago pela Caixa. O cartão Cidadão permite que o cidadão tenha acesso aos benefícios do governo com maior facilidade. Assim é possível também agilizar e dar maior segurança ao processo de pagamento de benefícios sociais. Todo o cidadão brasileiro tem direito ao Cartão Cidadão, mas para adquirir o cartão existem alguns documentos necessários.

Confira também: Nota Fiscal Paulista: Cadastro, Consulta de Créditos, Sorteios.

 

Para ter acesso ao Cartão Cidadão é necessário que você esteja cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) (Imagem Ilustrativa)

Como adquirir o Cartão Cidadão

Você pode adquirir o Cartão Cidadão gratuitamente em qualquer agência da Caixa Econômica, ou também pelo telefone 0800-726-0101. Os documentos necessários para emissão do cartão são:

  • RG – Carteira de Identidade;
  • Carteira de Habilitação – modelo novo;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.

Para o correto cadastramento do cidadão, é necessário que o mesmo esteja cadastrado no PIS/PASEP no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

Veja também: Consulta CPF Receita Federal.

 

Para adquirir o Cartão Cidadão, você pode ir a uma agência da CAIXA ou solicitar o cartão pela central telefônica ( Imagem Ilustrativa)

O que pode ser feito com o Cartão do Cidadão

  • Consultar saldo, emitir extrato e sacar o FGTS;
  • Consultar saldo de quotas e sacar abono/rendimentos do PIS;
  • Receber o benefício do Programa Bolsa Família e outros programas sociais;
  • Consultar o calendário de pagamento das parcelas, e receber as parcelas do Seguro Desemprego.

Serviços online Cartão Cidadão

Online você encontra diversos serviços (Imagem Ilustrativas)

Agora que você já sabe como adquirir o seu Cartão Cidadão basta acessar o site do FGTS para utilizá-lo. Se caso você ainda tem alguma duvida sobre o o cartão acesse o site da Caixa Econômica Federal. Vale a pena lembrar que para fazer o Cartão Cidadão e todos os seus serviços são totalmente gratuitos.

Top