Carros tunados: cuidados

Os carros tunados fazem um grande sucesso, principalmente entre os jovens, que adoram personalizar as versões originais dos automóveis, modificando tanto a parte visual…

Por Andre em 19/12/2012

Os carros tunados fazem um grande sucesso, principalmente entre os jovens, que adoram personalizar as versões originais dos automóveis, modificando tanto a parte visual quanto a parte mecânica dos veículos, que acabam chamando a atenção por onde passam.

Tunar o carro requer alguns cuidados, para que ele possa circular sem problemas (Foto: Divulgação)

Para tunar um carro, as modificações no veículo são feitas conforme o gosto do proprietário, podendo abranger a troca das rodas, dos faróis e da pintura; o rebaixamento da suspensão; alterações no motor, como a instalação de turbo; e a substituição dos bancos, normalmente por modelos mais esportivos.

Além disso, existe a possibilidade da instalação de um potente sistema de áudio e vídeo, com leitores de DVD, CD e MP3; a troca do volante convencional por um modelo mais robusto; e a instalação de novos pedais, painel de instrumentos e até mesmo de uma manopla de câmbio diferenciada, entre diversas outras modificações.

Com tanta coisa que pode ser mexida, é preciso ter alguns cuidados com os carros tunados, para que as mudanças não sejam exageradas e afetem a segurança dos ocupantes do veículo.

Contrate empresas especializadas em tuning

O primeiro passo é contratar uma empresa qualificada e especializada em tuning (Foto: Divulgação)

Para tunar o seu carro, é recomendável contratar os serviços de uma empresa especializada nas modificações, pois os profissionais qualificados saberão fazer as transformações sem causar maiores problemas aos veículos.

É importante lembrar que algumas mudanças podem afetar a estabilidade do veículo (a colocação de um kit aerodinâmico, por exemplo) ou ainda fazer com que o carro seja proibido de circular, se forem afetadas algumas normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Veja também: Motos iradas e tunadas – fotos

Modificações no motor e na carroceria

As modificações na mecânica e na carroceria devem passar por vistoria do Detran (Foto: Divulgação)

De acordo com a legislação atual, as alterações na potência do motor ou que levam à mudança do tipo de combustível, podem ser feitas, desde que o carro tunado passe por vistoria em oficinas credenciadas ou no Detran, para que receba um novo documento, contendo a autorização para a sua circulação.

O mesmo vale para algumas modificações na carroceria do automóvel, que levam à mudança de categoria, como transformar um carro fechado em conversível, por exemplo, ou vice-versa.

Confira: Fuscas tunados e irados – fotos

A bateria dos carros tunados

Os donos de carros tunados devem ter um cuidado especial com a bateria (Foto: Divulgação)

Quem coloca em seu carro tunado um poderoso sistema de som, luzes de neon, alarmes e outros tipos de acessórios que consomem muita energia, deve ter uma atenção especial com a bateria do veículo.

Não deixe de ver: Carros tunados – fotos

Como geralmente o som e outros equipamentos dos carros tunados ficam em funcionamento durante horas, com o motor desligado, a possibilidade de descarga da bateria é grande. É preciso que os acessórios e a bateria estejam bem dimensionados, para evitar problemas.

Top