Carros Tunados 2011, Com Som

Modificar carros é algo cada vez mais comum no Brasil. Este tipo de hobby, conhecido por muitos simplesmente como tuning, conquistou o grande espaço…

Modificar carros é algo cada vez mais comum no Brasil. Este tipo de hobby, conhecido por muitos simplesmente como tuning, conquistou o grande espaço entre os apreciadores de carro, visto que a modificação visa não somente alterar o visual do automóvel, geralmente na tentativa de melhorá-lo, como também pode aumentar a potência ou desempenho do carro.

O tuning se tornou tão familiar em terras tupiniquins que até a palavra já ganhou algumas variações, como a adjetivação “tunado” ou o verbo “tunar” (não confundir com o verbo “tunar” com sentido de “tunantear”, que tem como sentido pejorativo “vadiar”). E, a procura se renova a cada ano, que, com o lançamento de modelos novos de automóveis, há também o lançamento de novas peças e acessórios para os carros que vão surgindo.

Com o objetivo de transformar o automóvel em uma peça única, os donos dos carros procuram deixar suas máquinas com o máximo de identidade. Esta prática foi muito popularizada pelo filme de ação “the Fast and Furious”, conhecido no Brasil como “Velozes e Furiosos”, que surgiu em 2001 e teve diversas sequências, chegando ao quinto episódio no ano de 2011. O tema principal do filme foi a prática ilegal dos “rachas” e o “mercado negro” por trás do tuning. A franquia de games “the Need for speed”, da Eletronic Arts, também ganhou, em 2003, uma versão nomeada como “Underground”, tendo o mesmo tema como “carro chefe”.

Hoje em dia, no entanto, o assunto ainda é muito controverso, pois a modificação de carros possui um conjunto de leis complicadas, que até mesmo a vigilância para o cumprimento desta, conta com dificuldades. Muita gente não conhece exatamente o que pode ser alterado no carro, e não precisa, necessariamente, estar apresentado na documentação do automóvel. Entretanto, sites especializados possuem diversas matérias tentando manter isto claro para os adeptos do tuning, como esta reportagem, de 2006, no site da Quatro Rodas. O texto mostra um guia rápido do que pode ou não ser tunado, mas também alerta que a interpretação do policial ainda é algo a ser levado em consideração.

Leia Também:  Como escolher o aparelho de DVD do seu carro

Já quem busca mais informações acerca da prática do tuning, pode acessar uma das páginas mais conhecidas no assunto, o Tunados.net. No site você pode encontrar informações diversas sobre os carros tunados 2011, de rodas alteradas até motos, passando por relíquias, carros rebaixados e os famosos super esportivos. Quem procura saber mais sobre som automotivo, pode conferir uma seção especial para isso.

Nas redes sociais também há muita informação acerca dos do tuning. No site de vídeo YouTube há uma coleção de vídeos relacionados a “carros tunados 2011 com som”.  Enquanto diversos sites e blogs também comentam sobre o assunto, como o Autos.Culturamix.com. A palavra “tuning” tem origem na língua inglesa e tem como significado, neste ramo dos automóveis, o mesmo que “personalização”. O “car tuning” é, em uma tentativa de adequação linguística para a Língua Portuguesa, “modificação de carros”.

Top