Carros com cores exóticas: fotos

As montadoras de carros começaram a apostar nas cores para diversificar os tradicionais tons de preto e prata predominantes no mercado nacional de automóveis.…

Por Élida Santos em 17/12/2012

As montadoras de carros começaram a apostar nas cores para diversificar os tradicionais tons de preto e prata predominantes no mercado nacional de automóveis. A Fiat, por exemplo, tem feito veículos mais coloridos, como amarelo, laranja e azul para destacar o design do Uno. Em 2010, a Ford promoveu o lançamento no New Fiesta também de forma mais colorida, com tons chamativos de vermelho, verde e azul.

Os carros exóticos são os coloridos, incomuns na frota brasileira (Foto: Divulgação)

A General Motors veio com o Agile em cores mais exóticas, expandindo a gama de coloração de carros de sua forta. A picape Montana, que hoje tem opções em vermelho, verde e azul, também é um exemplo de mudança na coloração dos veículos. A Kia Motors apostou em cores fortes em seus lançamentos. Além disso, o branco começou a ser visto com bons olhos, deixando de ter conotação de carro empresarial, de frota e passando a ter cara de sofisticação. Na Volkswagen, as cores também estão presentes na linha adventure do Fox e prometem invadir outras famílias de carros.

Leia mais sobre: Renault Duster: fotos, preços, características

As montadoras estão investindo mais em carros coloridos (Foto: Divulgação)

Pesquisas para investir em veículos de cores exóticas

Usar uma camisa laranja pode não ser muito exótico para muitos, mas sair por aí dirigindo um carro colorido até pouco tempo era algo não visto com bons olhos. A maioria dos motoristas não queriam chamar a atenção no trânsito, a não ser que seu carro levasse a marca de uma empresa. No entanto, o mercado começou a se voltar para o consumidor jovem, que não presta atenção somente na parte mecânica do veículo, mas também em seu design.

Saiba mais sobre: Lançamentos de carros mais aguardados para 2012

Dados de uma pesquisa realizada pela Fiat comprovou a preferência por cores exóticas em carros quando a compra é feita pelo público jovem. Segundo a montadora, cerca de 40% dos veículos vendidos da linha do Uno estão entre os tons de preto e prata. Porém, começam a ganhar espaço entre os consumidores o verde box (10%), o amarelo citrus (10%) e os tons de azul (5%). No total, a montadora oferece 17 cores nas quatro linhas no veículo.

O roxo é pouco comum entre os carros (Foto: Divulgação)

Vantagens de se ter um carro de cor exótica

O que para muitos era uma desvantagem, para o diretor da Kia, Luiz Carlos Augusto, ter um veículo chamativo espanta os bandidos. “O carro colorido é ruim para o bandido, a probabilidade de encontrarem ele na rua é bem maior do que se ele estiver em um automóvel preto ou prata”, explica o executivo. Mesmo assim, os brasileiros ainda preferem as cores de carros comuns. De acordo com a Jato, os tons de prata (36,3%), preto (28,5%) e cinza (14,4%) são os mais presentes na frota nacional, mas daqui uns anos isso promete mudar.

Veja abaixo alguns carros de cores diferentes que as tradicionais:

 

Top